Conheça as primeiras "animações em GIF" criadas no século XVII

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Conheça as primeiras "animações em GIF" criadas no século XVII


Movimentos circulares e imagens estáticas ao estilo "desenho animado" faziam a mágica


Conheça as primeiras
Disco Zoetrope (base), Inglaterra - 1870. (Fonte da imagem: Reprodução/The Richard Balzer Colection)

Se você é um dos adeptos das animações em GIF em qualquer site da web, talvez goste de saber que as imagens animadas não foram criadas recentemente ou durante a invenção do cinema. Os primeiros registros de animações de imagens datam do século XVII, tendo sido criadas basicamente para estudar como o olho humano percebia a ilusão.
Os GIFs que você vê são todos criações feitas com esse propósito e, muitas delas assinadas pelo físico belga Joseph Plateau, que tentava entender a relação das imagens com o movimento para o nossos olhos no século XIX. Não há relatos sobre a participação de LSD no processo criativo.

Conheça as primeiras Este é o suporte para a movimentação das imagens. (Fonte da imagem: Reprodução/The Richard Balzer Colection)

As obras de Plateu consistem basicamente na composição de um círculo onde erem dispostos imagens estáticas feitas em etapas, ou seja, em que a cada quadro davam um pequeno salto de posicionamento dos elementos. Dessa forma, quando o disco era girado com bastante velocidade, as imagens ficavam sobrepostas e criavam a ilusão de movimento, quase da mesma forma que foram criados os desenhos animados décadas mais tarde.

Conheça as primeiras
Resultados eram bastante psicodélicos. (Fonte da imagem: Reprodução/The Richard Balzer Colection)

A seleção desses objetos para estudo das ilusões foi feita pelo fotógrafo e curador de seu próprio museu virtual Richard Balzer, que viajou o mundo para colecionar esses elementos de ilusão e, recentemente, começou a criar imagens em GIF do seu catálogo.
Confira aqui toda a coleção virtual de Balzer.

Postar um comentário

0 Comentários