Free Audio Editor2013 8.6.1

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Free Audio Editor2013 8.6.1

Free Audio Editor 2013 8.6.1Crie, edite, corte e recorte Sinta a experiência de um engenheiro de som com um software simples e gratuito


Edição de áudio não é tarefa fácil para qualquer um. Editores profissionais estudam anos até encontrarem seus métodos para que consigam obter bons resultados, isso sem falar nos equipamentos necessários, que envolvem desde mesas profissionais, até pedais de efeitos e sintetizadores supercomplexos com várias opções de digitalização.
Infelizmente não são todos que podem dispor de recursos financeiros para adquirir equipamentos profissionais ou fazer cursos na área. Essas pessoas precisam, literalmente, aprender na raça, mas são poucos os programas disponíveis na internet que realmente colaboram para a libertação dos “DJs” e “Mixers” que há em cada um.
Também há usuários que desejam aprender algumas técnicas básicas de edição de áudio apenas para conseguirem extrair (ripar) músicas daqueles velhos discos de vinil que estão jogados nos cantos das casas e não podem ser ouvidos por falta de equipamento.
Se você se encaixou nesses perfis, saiba que há algumas ferramentas bastante interessantes que podem colaborar bastante para a evolução técnica dos novos engenheiros de som que surgem a cada dia. Free Audio Editor é uma dessas opções, fornecendo uma série de recursos interessantes para os que o experimentarem.

De olho na instalação


Durante a instalação, o desenvolvedor oferece a você a opção de baixar outro software e também a barra de busca da empresa para seu navegador. Se não deseja esses serviços, desmarque as opções selecionadas abaixos:

Desmarque as caixas selecionadas na foto.

Assim que o programa for inicializado, surgirão quatro opções: “New File” permite a criação de um novo arquivo, a partir do zero. “New Recording” é a opção para quem deseja gravar o arquivo inicial por meio de microfones ou entradas auxiliares, “Load from CD” busca informações de mídia em discos removíveis e “Text to speech” transforma textos digitados em voz.
Um bom modo de começar a entender o funcionamento dos softwares de edição de som é mixando alguma música já conhecida, assim fica fácil identificar as menores alterações ocorridas no áudio.

A tela principal do programa.

Para iniciar uma mixagem, é necessário escolher “New File” e em seguida carregar algum arquivo de áudio já existente no computador ou em algum disco conectado a ele. Então o espectrograma do arquivo é carregado na interface gráfica modular, permitindo que sejam selecionadas partes específicas das músicas para a adição de efeitos e edições diversas.
No quadro localizado à esquerda dos espectrogramas ficam todos os efeitos que podem ser adicionados às trilhas. Isso é muito fácil, mas antes de aprender a aplicá-los é importante saber o que fazem os principais deles.

Efeitos

Efeitos de amplitude e compressão estão ligados aos limites das ondas sonoras, ou seja, são aqueles que permitem maior agressão ou mais suavidade sonora e também fades, tanto de entrada quanto de saída.

Colocando um efeito simples em uma música.

Algumas inclusões novas fazem com que o usuário passe ainda mais tempo brincando e experimentando o programa, como adicionar ecos (a opção "Echo") e distorções de som (o botão "Vibratio") para todos os formatos suportados.
Aliás, "Delay" e "Echo" são efeitos bastante similares se o usuário pensar apenas no que fazem, pois ambos fazem repetições dos sons gerados. A diferença básica está na “umidade” dos sons, pois enquanto o delay apenas repete, o eco repete com adição de fade outs.
Já os filtros e equalizações geram uma série de possibilidades para os engenheiros de som. É por meio destas opções que se pode aumentar graves, ajustar agudos e médios, além de uma série de outras possibilidades que incluem a redução de ruídos.
Efeitos que mais intrigam e fascinam os usuários são os de modulação, como chorusflanger. Ambos servem para tornar o áudio menos digital e torná-lo mais envolvente aos ouvintes, por isso não é raro ouvir pessoas ligadas à música dizendo que pedais moduladores são tão essenciais para qualquer banda.
Outros filtros sonoros que merecem uma explicação são os efeitos de phaser ereverb. Este pode ser considerado um “encorpador” de áudio, pois o deixa mais vivo e potente. Já o phaser Ã© um pouco diferente, pois robotiza as faixas, dando uma metalização ao som.

Narrador de textos e redutores de ruídos

A opção “Text to Speech” permite que os usuários digitem textos, em inglês, para que o programa sintetize as palavras e crie uma narração. Um pouco mecânica, é verdade, mas se feita no idioma britânico, não há falhas significativas.
Outra opção importante do Free Audio Editor é a “Noise reduction” (Redução de ruídos), que pode ser muito útil quando o usuário for extrair algum áudio de discos de vinil ou fita cassete, possuindo até mesmo uma função para isso (“Cassette noise reduction”). Já “Voice Breath” elimina ruídos de respiração.

Importação de vídeos

Caso a música que você deseja editar não esteja disponível em seu computador no formato de áudio, é possível extrair as faixas de alguns vídeos nos discos rígidos ou até mesmo de vídeos do YouTube.

A opção para extrair um áudio do YouTube.

Para retirar de um clipe, vá a "Import from Video” e selecione um arquivo da mesma maneira que você faz com um áudio. Já o botão “Get from YouTube”, disponível na barra de ferramentas do programa, permite que você edite livremente o som extraído de um vídeo hospedado nos serviços da Google, bastando apenas copiar o endereço completo do arquivo que você desejar.

Imagem:

É fácil configurar um efeito no Free Audio Editor.  A trilha aparece no formato de ondas sonoras, facilitando a visualização.  A barra contendo os vários efeitos do programa.  Algumas configurações disponíveis na janela de opções.  Uma janela com as opções mais básicas do programa, logo quando ele é aberto.  Selecione um trecho e clique nele com o botão direito do mouse para ter acesso a alguns atalhos.

Aviso: Free Audio Editor2013 8.6.1 e gratuito mas só serve para  Windows XP/Vista/7/8.

Postar um comentário

0 Comentários