AnĂ¡lise: phablet Nokia Lumia 1320

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

AnĂ¡lise: phablet Nokia Lumia 1320

Aparelho de seis polegadas surge com configurações bem interessantes para o mercado intermediĂ¡rio



O novo phablet Nokia Lumia 1320 jĂ¡ estĂ¡ chegando ao mercado brasileiro. Com seis polegadas, ele Ă© equipado com sistema operacional Windows Phone 8.0 e surge como uma versĂ£o mais barata do que o top de linha Lumia 1520. Nokia sugere que ele chegue ao mercado por R$ 1.399, um pouco mais do que a metade do valor da versĂ£o mais poderosa. SerĂ¡ que vale a pena comprar o aparelho? É o que vamos descobrir!

Testes de desempenho

Fizemos alguns testes de desempenho com o Lumia 1320. No AnTuTu, comparando o dispositivo com outros Lumia, vimos que ele se saiu melhor do que os concorrentes que jĂ¡ estavam no mercado anteriormente — mas ele nĂ£o deve se sair melhor do que o 1520, que Ă© o top de linha no mercado de phablets da Nokia.
AnĂ¡lise: phablet Nokia Lumia 1320 [vĂ­deo]
Com o MultiBench, tambĂ©m dedicado aos aparelhos com Windows Phone, notamos que ele se saiu melhor do que todos os concorrentes em relaĂ§Ă£o Ă  CPU, mas perde para os smartphones Lumia 1020 e Lumia 820 quando sĂ£o analisados apenas os grĂ¡ficos.
AnĂ¡lise: phablet Nokia Lumia 1320 [vĂ­deo]
Com o GFX fizemos um teste comparando o Lumia 1320 com os phablets Samsung Galaxy Note 3 e ASUS fonepad 7. O aparelho da Nokia possui menos potĂªncia grĂ¡fica do que os dois concorrentes, ficando na terceira colocaĂ§Ă£o.
AnĂ¡lise: phablet Nokia Lumia 1320 [vĂ­deo]

Hardware

Assim que o Lumia 1320 Ă© ligado pela primeira vez, qualquer consumidor consegue perceber que o sistema operacional roda de uma maneira muito fluida. NĂ£o hĂ¡ travamentos e as funções principais do phablet tambĂ©m podem ser executadas com bastante facilidade. Isso acontece mesmo com o hardware intermediĂ¡rio, que traz o processador Qualcomm Snapdragon. O chip Ă© dual-core e opera em clocks de atĂ© 1,7 GHz, sendo mais lento que o utilizado no Lumia 1520, mas bastante competente na grande maioria das tarefas.
AnĂ¡lise: phablet Nokia Lumia 1320 [vĂ­deo]
A memĂ³ria RAM Ă© de 1 GB e consegue operar sem travamentos nos aplicativos profissionais que devem ser bastante acionados no Lumia 1320. TambĂ©m aprovamos a bateria do phablet, que oferece autonomia satisfatĂ³ria em seus 3.400 mAh. Um ponto que pode incomodar os consumidores Ă© a limitaĂ§Ă£o de espaço para armazenar dados, uma vez que a memĂ³ria interna do aparelho Ă© de apenas 8 GB. Apesar disso, ele tambĂ©m conta com 7 GB em nuvens e expansĂ£o para atĂ© 64 GB por cartões microSD.
Novamente, Ă© preciso deixar bem claro que o Lumia 1320 gera bons resultados para consumidores que querem utilizar apps de produtividade e navegaĂ§Ă£o na internet. Jogos como Need for Speed e outros que exigem processamento grĂ¡fico mais avançado podem nĂ£o ter tanta fluidez, mas os casuais rodam tranquilamente.

Tela

É difĂ­cil nĂ£o prestar atenĂ§Ă£o na tela do Lumia 1320. Afinal de contas, sĂ£o seis polegadas de imagens sendo mostradas a todo instante para os consumidores. A resoluĂ§Ă£o de 1280x720 pixels Ă© mais do que suficiente para a grande maioria das tarefas executadas no aparelho e o tempo de resposta dela tambĂ©m contribui para uma Ă³tima utilizaĂ§Ă£o.
AnĂ¡lise: phablet Nokia Lumia 1320 [vĂ­deo](Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Mesmo sem contar com resoluĂ§Ă£o Full HD, o Lumia 1320 Ă© muito bom para a reproduĂ§Ă£o de vĂ­deos, principalmente pelo brilho e pelas cores vivas que sĂ£o oferecidas pelo phablet. Apesar da qualidade de imagens e Ă³timo tempo de resposta, a tela de seis polegadas acaba sendo um pouco incĂ´moda para quem precisa de dinamismo. Pessoas com mĂ£os pequenas podem achar bem difĂ­cil utilizar o aparelho com apenas uma delas. A digitaĂ§Ă£o rĂ¡pida torna-se quase impossĂ­vel dessa forma.

Design

Mesmo com a carcaça plĂ¡stica, o aparelho parece bem resistente. Ponto positivo para o design de construĂ§Ă£o, que permite um rĂ¡pido acesso ao cartĂ£o SIM por meio da retirada da parte traseira. O Ăºnico problema dessa estrutura estĂ¡ no fato de os botões ficarem presos Ă  prĂ³pria carcaça.
AnĂ¡lise: phablet Nokia Lumia 1320 [vĂ­deo](Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Mesmo com esses elogios, Ă© preciso voltar ao fato de que as seis polegadas podem dificultar a utilizaĂ§Ă£o para alguns perfis de consumidor. A dificuldade em encontrar uma forma anatĂ´mica de utilizar o aparelho com apenas uma das mĂ£os Ă© bem evidente e tambĂ©m pode causar uma pequena sensaĂ§Ă£o de insegurança.
De qualquer forma, Ă© indiscutĂ­vel que o Lumia 1320 Ă© muito bonito e sĂ³brio. A versĂ£o que analisamos Ă© completamente preta e ela se adequa muito bem ao perfil profissional que um phablet exige. Vale lembrar que hĂ¡ outras opções de cor, mas para o Brasil a Nokia trouxe apenas os aparelhos brancos e pretos.

CĂ¢mera

Mesmo que os fotĂ³grafos nĂ£o sejam o pĂºblico-alvo do 1320, Ă© difĂ­cil desassociar o nome “Lumia” de grandes expectativas quanto Ă  captura de imagens. O phablet conta com uma cĂ¢mera de 5 megapixels, mas Ă© preciso dizer que os resultados ficam abaixo do esperado.
AnĂ¡lise: phablet Nokia Lumia 1320 [vĂ­deo](Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
O aparelho consegue fotografias bonitas em ambientes de alta luminosidade, mas o sensor de captura deixa a desejar quando o cenĂ¡rio Ă© mais escuro. O resultado disso Ă© de fotos com muitos ruĂ­dos e baixa definiĂ§Ă£o. Para um phablet, isso Ă© mais do que suficiente, mas os consumidores tĂªm que saber que nĂ£o terĂ£o fotografias mais nĂ­tidas se precisarem de alta qualidade.
Quando vamos para a cĂ¢mera frontal tambĂ©m temos problemas. Se pensarmos que a Nokia promete o Lumia 1320 como uma soluĂ§Ă£o profissional, era de se esperar que o equipamento dedicado Ă s videoconferĂªncias fosse mais eficiente, mas ela apresenta resoluĂ§Ă£o de apenas 0,3 megapixels e deixa bastante a desejar para os usuĂ¡rios.

Software

Como jĂ¡ dissemos anteriormente, o Windows Phone 8.0 roda com total fluidez no Lumia 1320 e isso tambĂ©m se estende aos aplicativos que sĂ£o integrados a ele. O principal deles Ă© o Office 365, que permite a ediĂ§Ă£o e leitura de documentos com bastante facilidade.AnĂ¡lise: phablet Nokia Lumia 1320 [vĂ­deo](Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Mesmo com as limitações do teclado virtual, utilizar a suĂ­te de escritĂ³rio da Microsoft pode garantir excelentes oportunidades a qualquer consumidor. Compor textos, inserir imagens e recortar ou colar trechos sĂ£o todas tarefas simples. Aplicativos da Nokia tambĂ©m ganham bastante destaque, como Ă© o caso do Creative Studio ou do Cinemagraph, que permitem a adiĂ§Ă£o de filtros Ă s imagens e a criaĂ§Ă£o de imagens dinĂ¢micas belĂ­ssimas.
Por outro lado, Ă© preciso dizer que o phablet sofre um pouco com a loja de aplicativos da Microsoft. Devido Ă  limitaĂ§Ă£o de opções no Windows Phone, alguns softwares sĂ£o baseados no Internet Explorer e acabam perdendo em qualidade. Um desses exemplos Ă© o YouTube, que funciona de uma maneira mais dinĂ¢mica e interessante em outros sistemas operacionais portĂ¡teis.

MultimĂ­dia

Quando falamos da tela presente no Lumia 1320, dissemos tambĂ©m que ela Ă© muito boa para a reproduĂ§Ă£o de vĂ­deos. Isso vale para YouTube, para vĂ­deos baixados da internet e tambĂ©m para apps de streaming, como o Netflix. O Ă¡udio do phablet tambĂ©m Ă© Ă³timo. Apesar de nĂ£o ser muito potente, ele fica no mesmo nĂ­vel dos sistemas de reproduĂ§Ă£o sonora de phablets e smartphones. Com a utilizaĂ§Ă£o de fones de ouvido de boa qualidade, o resultado Ă© muito bom.
AnĂ¡lise: phablet Nokia Lumia 1320 [vĂ­deo](Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
É vĂ¡lido lembrar que o Windows Phone possui acesso a uma grande quantidade de jogos pela plataforma Xbox Live. A grande maioria deles pode ser executada com facilidade, mas repetimos: alguns games mais pesados podem rodar com travamentos.

Vale a pena?

Como a prĂ³pria Nokia diz, o Lumia 1320 Ă© voltado para o mundo coorporativo, contando com apps profissionais e sendo indicado para quem precisa estar sempre em atividade. Com seis polegadas e hardware intermediĂ¡rio, ele consegue desempenhar todas as funções desse tipo com facilidade.
Se seu perfil de uso se encaixa nisso, o Lumia 1320 Ă© certamente uma Ă³tima opĂ§Ă£o para vocĂª. O phablet chega ao Brasil custando R$ 1.399, o que representa pouco mais da metade do valor do Lumia 1520, que Ă© o top de linha. Com a qualidade de construĂ§Ă£o da Nokia e com o ecossistema Windows, dificilmente algum aparelho nessa margem de preço conseguirĂ¡ oferecer o mesmo para os consumidores.
Por essa razĂ£o, a menos que vocĂª queira um aparelho mais potente para jogos ou com mais qualidade na captura de imagens, o Lumia 1320 Ă© mesmo excelente. Sempre lembrando que estamos nos referindo a phablets, que sĂ£o menos portĂ¡teis do que smartphones.

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios