Anuncio

Breaking News
recent

Anuncio

Antivírus chinês manterá suporte de segurança a usuários do XP no Brasil

No país, estima-se que pelo menos 12 milhões de máquinas ainda mantenham instalado o Windows XP, que oficialmente já não tem mais suporte desde o início desta semana

Antivírus chinês manterá suporte de segurança a usuários do XP no Brasil(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)
Nesta semana, oficialmente, a trajetória do Windows XP chegou ao fim. No dia 8 de abril, a Microsoft anunciou o fim do suporte técnico a versão do sistema operacional lançada há 13 anos. Entretanto, de acordo com dados da StatCounter, em todo o mundo mais de 10% dos computadores pessoais ainda utilizam o sistema.
No Brasil, a estimativa é que pelo menos 12 milhões de PCs ainda funcionem com o Windows XP e essas máquinas a partir de agora ficarão sem o suporte de segurança dado pela Microsoft. Para aqueles que pretendem insistir no SO ou ainda estão em dúvida para qual versão vão migrar e querem esperar mais um pouco, há alternativas para se manter protegido.
A empresa chinesa Baidu, por exemplo, desenvolveu módulos específicos de proteção para o SO, que estão embutidos nos softwares Baidu Antivirus e PC Faster. “Nosso time de engenharia continuará monitorando brechas de segurança no Windows XP e desenvolverá correções para novas vulnerabilidades descobertas, diminuindo as chances de os usuários serem vítimas de crackers”, afirma Felipe Zmoginski, gerente de marketing do Baidu no Brasil.
A proteção ao Windows XP será oferecida de modo totalmente gratuito e permitirá que milhões de usuários que não podem fazer upgrade de sistema operacional continuem a usar seus aplicativos favoritos. Em geral, usuários que mantém o XP instalado em suas máquinas o fazem porque usam softwares não suportados pelas versões mais recentes do Windows ou, ainda, porque seu PCs possuem hardware modesto, incapaz de rodar Windows 7 ou 8.1 com eficiência.
Vale a pena ainda ficar ligado em outras 10 medidas de segurança que podem ser adotadas por usuários do Windows XP para minimizar eventuais problemas.
Antonio Augusto Soares Lemos

Antonio Augusto Soares Lemos

Tecnologia do Blogger.