Anuncio

Breaking News
recent

Anuncio

Dispositivo usa realidade aumentada para a construção de desenhos 3D

Pad, caneta e óculos especiais permitem que modelos tridimensionais sejam criados e manipulados no ar


Gravity - 3D Sketching from GravitySketch on Vimeo.

Se você trabalha ou tem como hobbie a modelagem 3D, há grandes possibilidades de você ficar bastante interessado no aparelho que vamos apresentar aqui. Trata-se do Gravity, uma combinação de pad, caneta e óculos especiais para que os desenhos sejam construídos com base na realidade aumentada.
Com esse trio de gadgets, você é capaz de criar desenhos à mão livre no ar ou então usar uma modelagem já pronta para rabiscá-la em uma apresentação, por exemplo. A tecnologia empregada no Gravity possibilita que as peças tridimensionais elaboradas sejam giradas, invertidas e complementadas por outros elementos visuais.
Tudo isso acontece sem a necessidade do acompanhamento de um tablet, um computador ou qualquer equipamento eletrônico. E os modelos construídos no Gravity são funcionais, podendo ser enviados para uma impressora 3D e assim materializados no mundo real.
O dispositivo surgiu em outubro de 2013 como um projeto do curso de Innovation Design Engineering do Royal College of Art, renomada universidade de arte e design localizada em Londres. Segundo relato do grupo de estudantes envolvido, todos que tiveram contato com o Gravity se surpreenderam com o seu potencial, o que permitiu um desenvolvimento bem rápido.
Após os primeiros protótipos e vários testes, o projeto recebeu a certificação da sua patente em fevereiro de 2014. É válido mencionar que o Gravity ainda não está finalizado e não possui uma previsão de lançamento comercial. No momento, os responsáveis pelo projeto buscam investimentos para que o projeto siga em frente.
Antonio Augusto Soares Lemos

Antonio Augusto Soares Lemos

Tecnologia do Blogger.