AnĂ¡lise: Gabinete Corsair Graphite 230 T

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

AnĂ¡lise: Gabinete Corsair Graphite 230 T

                               (Fonte da imagem: DivulgaĂ§Ă£o/Corsair)

Escolher o gabinete certo na hora de montar o computador Ă© uma parte importante do processo. Afinal de contas, o case nĂ£o Ă© apenas uma caixa de metal que serve para manter as peças unidas. O gabinete Ă© a cara do seu computador. É ele quem diz que tipo de mĂ¡quina Ă© aquela, o que ela pode fazer. AlĂ©m de, Ă© claro, manter todas as peças organizadas em seu interior.
Para garantir tudo isso, Ă© preciso que o case tenha um visual adequado Ă  sua proposta, um sistema de refrigeraĂ§Ă£o suficiente e possa comportar todas as peças em seu interior sem que tudo fique “espremido” demais.
NĂ³s jĂ¡ testamos alguns modelos da Corsair e agora estamos com mais um modelo em mĂ£os. Trata-se do Graphite 230T, que Ă© um modelo Mid-Tower desenvolvido para oferecer um bom desempenho e um visual diferenciado.

Especificações

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Embalagem

A embalagem que carrega o 230T Ă© bastante tradicional, sendo uma caixa de papelĂ£o marrom duplo com diversas informações a respeito do modelo na parte de fora. Um desenho mostra o gabinete em detalhes, trazendo todos os recursos e portas de expansĂ£o encontradas no modelo. Uma etiqueta serve para diferenciar os modelos, jĂ¡ que existem cores diferentes. Na hora da compra, nunca deixe de conferir esses dados.
Por dentro tambĂ©m nada fora do tradicional. O gabinete Ă© envolto em um plĂ¡stico personalizado com algumas informações e acomodado em dois blocos de isopor que garantem a segurança do equipamento na hora do transporte. Nesse ponto Ă© bom ver como a Corsair caprichou na embalagem de transporte, pois tudo Ă© bastante robusto.
Junto com o gabinete, encontramos um manual de referĂªncia rĂ¡pida que exibe o diagrama do equipamento e traz algumas informações mais bĂ¡sicas, como os itens que acompanham o produto.
A caixa de acessĂ³rios fica acomodada em um dos slots para HD. Isso evita que os parafusos fiquem dançando dentro do case na hora do transporte. Dentro dela encontramos os seguintes itens:
  • 4 amortecedores de borracha para os coolers;
  • 16 parafusos curtos para cooler;
  • 4 parafusos longos para cooler;
  • 18 parafusos para HD/placa-mĂ£e;
  • 12 parafusos para SSD/Drive Ă³ptico;
  • 6 abraçadeiras de nylon na cor preta. 
AnĂ¡lise: Gabinete Corsair Graphite 230 T AnĂ¡lise: Gabinete Corsair Graphite 230 T AnĂ¡lise: Gabinete Corsair Graphite 230 T AnĂ¡lise: Gabinete Corsair Graphite 230 T AnĂ¡lise: Gabinete Corsair Graphite 230 T AnĂ¡lise: Gabinete Corsair Graphite 230 T AnĂ¡lise: Gabinete Corsair Graphite 230 T AnĂ¡lise: Gabinete Corsair Graphite 230 T AnĂ¡lise: Gabinete Corsair Graphite 230 T AnĂ¡lise: Gabinete Corsair Graphite 230 T AnĂ¡lise: Gabinete Corsair Graphite 230 T AnĂ¡lise: Gabinete Corsair Graphite 230 T AnĂ¡lise: Gabinete Corsair Graphite 230 T AnĂ¡lise: Gabinete Corsair Graphite 230 T AnĂ¡lise: Gabinete Corsair Graphite 230 T AnĂ¡lise: Gabinete Corsair Graphite 230 T 

Parte externa

O modelo que testamos mescla as cores laranja e preto na parte externa. As duas tampas laterais, a parte de cima e a parte de baixo sĂ£o na cor laranja. JĂ¡ a parte frontal, a parte de trĂ¡s e a parte interna sĂ£o inteiramente na cor preta fosca.
A parte frontal do gabinete Ă© inteiramente gradeada, escondendo os dois coolers de 120 mm e, logo acima deles, trĂªs baias de expansĂ£o no tamanho 5,25’’. Sobre as baias estĂ¡ o painel de controle do 230T, que inclui os botões energia e reset mesclados em uma Ăºnica peça — com aparĂªncia um pouco frĂ¡gil. Essa Ă© uma parte que poderia ter sido melhor trabalhada pela Corsair.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
O painel tambĂ©m conta com os dois conectores de Ă¡udio para fones de ouvido e microfone e, para completar, duas portas USB 3.0, o que deve ser um banho de Ă¡gua fria em quem possui uma placa-mĂ£e mais antiga que tenha suporte apenas a portas USB 2.0 e procura um novo gabinete. Esse detalhe, contudo, nĂ£o deve afetar quem estĂ¡ montando uma mĂ¡quina nova.
A parte superior Ă© quase inteiramente perfurada, trazendo espaço de sobra para dois coolers de 120 ou 140 mm ou radiadores de 120, 240 e atĂ© 280 mm. JĂ¡ na parte de trĂ¡s encontramos o espaço para a fonte na parte inferior, sete slots de expansĂ£o e mais um espaço para o cooler de 120 mm.
JĂ¡ embaixo temos um espaço para mais um cooler de 120 ou 140 mm no centro, e ao lado um espaço para o cooler da fonte. O destaque fica para o filtro de poeira que pode ser removido/desencaixado facilmente para a limpeza.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
No geral, os detalhes externos do Graphite 230T sĂ£o bastante agradĂ¡veis. O acabamento Ă© muito bom e a pintura Ă© bem aplicada. O aspecto dele Ă© bastante sĂ³lido, e isso Ă© Ă³timo, principalmente em um gabinete simples e de custo mĂ©dio.
O destaque fica para a janela de acrĂ­lico posicionada na tampa lateral: a peça Ă© levemente escura, o que garante o design de bom gosto criado pela Corsair e que deve combinar muito bem com iluminaĂ§Ă£o interna personalizada.

Parte Interna

O Graphite 230T Ă© um gabinete mid-tower tradicional, e o seu interior segue o padrĂ£o de mercado, sem muitas novidades. O principal destaque fica para a plataforma de suporte aos HDs. Assim como a maioria dos gabinetes full-tower, esse modelo pode ter os HDs acoplados lateralmente. As baias tambĂ©m oferecem clipes de proteĂ§Ă£o que travam assim que o drive Ă© posicionado no local, eliminando a necessidade de parafusos.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Com isso, os cabos podem ficar escondidos ajudando na ventilaĂ§Ă£o e na organizaĂ§Ă£o interna do gabinete. Para remover os drives, basta levantar os clipes e puxar o disco para fora, tudo muito simples e rĂ¡pido.
O 230T tambĂ©m jĂ¡ oferece duas baias especificamente desenvolvidas para SSDs (que tambĂ©m podem ser utilizadas para o acoplamento de HDs para notebooks, jĂ¡ que eles possuem o mesmo tamanho de SSDs).
O Ăºnico ponto negativo desse conjunto Ă© que toda essa parte Ă© construĂ­da em plĂ¡stico. Por mais sĂ³lido que seja, sempre existe o risco de dano. Caso essa parte seja danificada (o que felizmente Ă© difĂ­cil acontecer), nĂ£o serĂ¡ possĂ­vel fixar os HDs no interior do gabinete.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
JĂ¡ as trĂªs baias 5,25” localizadas na parte de cima sĂ£o inteiramente construĂ­das em metal e trazem um aspecto mais sĂ³lido. Aqui tambĂ©m encontramos clipes metĂ¡licos para a fixaĂ§Ă£o dos drives Ă³pticos (ou painĂ©is de controle de coolers ou som, por exemplo).
O espaço interno Ă© bem distribuĂ­do, mas a distĂ¢ncia entre a parte de cima do gabinete e a placa-mĂ£e Ă© muito pequena, o que atrapalha um pouco a montagem de radiadores no lugar. NĂ£o Ă© impossĂ­vel, mas exige um pouco de criatividade, como a montagem do radiador por dentro e os coolers por fora do case, por exemplo.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Por outro lado, o gabinete pode receber water-coolers com radiadores menores na parte de trĂ¡s. Para isso, a Corsair recomenda os modelos H55, H60, H75, H80i.

Conectores

Os cabos de conexĂ£o do painel frontal do gabinete sĂ£o de boa qualidade, e hĂ¡ um detalhe que parece simples mas Ă© importante: o conector de Ă¡udio HD do painel frontal Ă© uma peça sĂ³. Outros cases trazem todos os fios separados, o que acaba sendo uma dor de cabeça na hora da montagem do PC.
Como citamos anteriormente, o gabinete nĂ£o possui conectores USB 2.0 na parte frontal, apenas duas portas USB 3.0. Caso a sua placa-mĂ£e seja mais antiga, vocĂª nĂ£o poderĂ¡ aproveitar esses conectores.

Suporte a Coolers, radiadores e filtros

O Corsair Graphite 230T jĂ¡ traz de fĂ¡brica trĂªs coolers de 120 mm. Os dois frontais sĂ£o iluminados na cor laranja para combinar com o restante do gabinete, enquanto o traseiro Ă© tradicional e mais discreto. Todos os trĂªs trazem o selo Corsair, o que garante a qualidade do conjunto. Durante os testes vimos que eles sĂ£o bastante silenciosos, e isso sempre Ă© um ponto muito positivo.
Os dois espaços para coolers frontais e o inferior, da fonte, possuem um filtro de poeira, um detalhe muito bem-vindo, principalmente se vocĂª for deixar o equipamento no chĂ£o. Afinal de contas, limpar um filtro Ă© dezenas de vezes mais simples que limpar um cooler.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
O filtro posicionado no espaço da fonte pode ser removido facilmente para limpeza, jĂ¡ o filtro dos coolers frontais exige um pouco mais de trabalho: Ă© preciso remover toda a frente do gabinete para ter acesso ao material. Na hora de fazer isso Ă© sempre bom ter cuidado para nĂ£o quebrar os encaixes plĂ¡sticos.
Outro detalhe muito bem-vindo nesse gabinete sĂ£o os “amortecedores” para cooler. SĂ£o borrachinhas que ficam entre o cooler e o gabinete e ajudam a diminuir o ruĂ­do causado pela vibraĂ§Ă£o dos ventiladores.

Vale a pena?

O Graphite 230T Ă© um case mĂ©dio, com destaques importantes e pontos que deixam um pouco a desejar. Felizmente, as qualidades superam muito os defeitos, que possivelmente vĂ£o passar despercebidos pela maioria das pessoas.
Apesar de nĂ£o ser um gabinete de luxo, o 230T possui um acabamento muito bom, alĂ©m de um visual diferenciado que foge um pouco do aspecto mais tradicional. Exemplo disso Ă© a cor laranja, que, quando combinada com as luzes dos coolers frontais, apresenta um resultado muito bom.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
O espaço interno Ă© bem distribuĂ­do, com destaque para a baia de HDs lateral que oferece uma boa possibilidade de organizaĂ§Ă£o dos componentes internos. Outro destaque vai para os filtros de poeira, que sem dĂºvida sĂ£o uma boa alternativa para diminuir a quantidade de pĂ³ no interior da mĂ¡quina.
O Graphite 230T pode ser encontrado nos Estados Unidos por US$ 80 (cerca de R$ 177), um valor que estĂ¡ na mĂ©dia de outros cases da mesma categoria. No Brasil, o preço varia bastante de uma loja para outra, por isso Ă© sempre bom pesquisar bem antes da compra.
No final das contas, o 230T é um gabinete muito bom e que certamente vai agradar àqueles que buscam um case um pouco diferente dos modelos tradicionais e que ofereça bons recursos.
Este produto foi cedido para anĂ¡lise pela Corsair.

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios