Firefox: como analisar os dados consumidos na sua rede pelo seu navegador

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Firefox: como analisar os dados consumidos na sua rede pelo seu navegador



Utilizar o browser Mozilla Firefox para acessar diferentes sites pela internet é algo realmente simples, afinal de contas você precisa apenas abrir o programa e digitar os endereços desejados. No entanto, o software não mostra para você todo o trabalho que ele tem para que a sua navegação seja concluída sem problemas.
Caso você esteja curioso para obter mais detalhes, como a quantidade de dados consumidos na rede e a lista de requisições HTTP, saiba que o Firefox conta com duas ferramentas que devem ser bem úteis. Com elas, você vai ter um controle maior do seu navegador, tendo a possibilidade de interromper ações danosas — algo que pode resultar até mesmo em economia no seu plano de internet, por exemplo.
Abaixo, você pode conferir uma explicação mais detalhada dos recursos em questão, com os passos que você deve seguir para acessá-los, o tipo de informação que elas disponibilizam e até mesmo a utilidade de cada uma delas.

Pré-requisito

É aconselhável que você tenha a versão mais atualizada do Firefox no seu computador. Uma das maneiras de obter este programa é clicando aqui para realizar o download e ler a análise feita pelo site Baixaki.

Vendue você acessa

O primeiro recurso a ser apresentado é o monitoramento de navegação voltado para desenvolvedores web. Para acessá-lo, é necessário abrir o navegador e utilizar o atalho “Ctrl+Shift+Q”. Outra maneira é clicando em “Ferramentas”, depois “Desenvolvedor web” e, por fim, “Rede”.

Com isso feito, diferentes informações vão aparecer no rodapé da sua janela sempre que um site for acessado. É possível conferir os arquivos que tiveram que ser carregados, a origem deles e também o tempo que tudo isso levou para acontecer. Sendo assim, você entende melhor o motivo de uma página demorar para ser aberta, por exemplo — algo bastante útil para desenvolvedores.
Clicando em cada um desses processos, você vê as requisições feitas por eles, como o acesso aos seus cookies. Isso ajuda você a escapar de sites maliciosos que estão investigando as suas ações mais do que deveriam. Além de tudo isso, o tamanho dos arquivos informa a você quais sites estão consumindo mais dados da sua rede.

Seguindo seus próprios passos

A segunda ferramenta é acessada quando você digita o termo “about:networking” (sem as aspas) na Barra de Endereços do Firefox. Assim que você fizer isso, uma página web vai aparecer informando todos os sites que você acessou, o DNS e endereço delas, assim como as portas que foram utilizadas para que isso pudesse acontecer.
Outra característica realmente útil é que essa lista mostra se as páginas em questão realmente têm suporte para os protocolos SPDY e SSL. Com tudo isso, você é capaz de verificar se os sites acessados por você são realmente seguros para transações financeiras, por exemplo.
....
Caso você saiba outras maneiras de monitorar o consumo de dados da sua rede, compartilhe o seu conhecimento em nossa área de comentários.

Postar um comentário

0 Comentários