Caminhão carrega laboratório digital itinerante pelo país

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Caminhão carrega laboratório digital itinerante pelo país

Pense rápido: o que você acha que carrega um caminhão deste tamanho? Caixas? Equipamentos pesados?... Nada disso!
Com 70 metros quadrados de espaço interno – maior que muito apartamento por aí – o laboratório itinerante é mais equipado do que muito escritório e, certamente, mais do que a maioria das salas de aulas em todo o Brasil. Nas mesas coloridas, um tablet para cada usuário; na mesa do professor, alguns notebooks; as quatro telas ficam espalhadas pelo espaço; e ainda tem projetores de alta definição, óculos de realidade virtual, câmeras de segurança, conexão Wi-Fi de alta velocidade e até uma impressora 3D.
Se o caminhão leva Educação, o objetivo é capacitar pelo menos 500 alunos ao longo dos próximos 10 meses. Neste período, o Hackatruck vai “acampar” em 11 cidades das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. A primeira parada é na PUC de Campinas, no interior de São Paulo. Serão três semanas de cursos até partir para o Mackenzie, na capital paulista.
Aqui dentro, os alunos vão aprender a desenvolver aplicativos na linguagem SWIFT para o sistema iOS da Apple. Claro, a iniciativa é também uma parceria com a Apple, o que explica a exclusividade. Mas haverá também oficinas sobre empreendedorismo e os visitantes terão a oportunidade de experimentar novidades tecnológicas como, por exemplo, a impressora 3D ou os óculos de realidade aumentada em pleno funcionamento.
Os cursos de programação serão totalmente gratuitos. Para participar do projeto dentro do caminhão, os alunos das universidades parceiras devem se inscrever e, antes de tudo, realizar um curso básico a distância, para garantir as primeiras noções sobre a linguagem de programação. Mas não é só isso...
Interessante é que ainda que seja um caminhão todo “hi-tech” e repleto de novas tecnologias, ser estudante de TI não é um pré-requisito para participar da programação.
A primeira etapa do Hackatruck termina em julho do ano que vem; mas se tudo der certo, a ideia é expandir a proposta para outras regiões do país. Se você ficou interessado e quer saber por onde o caminhão vai passar, confira o link que separamos logo abaixo do vídeo desta matéria. Lá você pode conhecer o itinerário completo deste laboratório e até se inscrever para participar da programação!

Postar um comentário

0 Comentários