Comportamento vira diferencial nas empresas de TI

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Comportamento vira diferencial nas empresas de TI




O profissional de TI mais disputado do mercado está longe de ser unicamente aquele hacker-cientista-sabe tudo! Sem dúvida, uma formação técnica de primeira linha é imprescindível – assim como é preciso se manter atualizado, inglês na ponta da língua, etc. Mas ultimamente, um fator que tem sido decisivo para o sucesso, é o comportamento. Pode parecer demagogia, mas as empresas veem cada vez mais valor neste candidato 360 – ou seja, humanamente mais completo.
Três tipos de comportamentos – difíceis de encontrar em uma só pessoa – são alvo das principais e maiores empresas de TI do mercado. O primeiro é aquele profissional que pensa fora da caixa, foge da sua zona de conforto e apresenta um raciocínio, ainda que difícil de organizar, bastante inovador e criativo.
Se empreender é palavra da moda, melhor não tentar ser diferente. As empresas procuram também o profissional desbravador e destemido, que pode encontrar novas soluções e até, de repente, se tornar, mais do que um empregado, um verdadeiro parceiro.
O terceiro tipo de comportamento almejado pelo mercado de TI é o engajamento, a dedicação integral a um projeto ou ao trabalho em si. É, claro, ninguém entra de cabeça em qualquer coisa. É preciso acreditar.
Provavelmente, em um grupo de 100 pessoas, nem 10 diriam que possuem os três tipos de comportamento – ainda mais se focarmos apenas no mercado de tecnologia. O jeito é cobrar da sua escola o máximo nos dois campos: no conhecimento técnico e também no desenvolvimento humano. Esse pessoal aqui, por exemplo, levou a história às últimas consequências: eles estão desenvolvendo um aplicativo móvel para ajudar os futuros profissionais a serem melhores pessoas também no ambiente de trabalho.

Postar um comentário

0 Comentários