Datacenter custa até 40% mais no Brasil

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Datacenter custa até 40% mais no Brasil

A demanda é grande. Os desafios, maiores ainda. Construir um datacenter por aqui requer muita determinação. Os obstáculos são grandes. A primeira barreira é o custo. Desde o terreno, passando pela construção, os links de internet, os equipamentos e toda a operação. Isso sem contar uma peculiaridade do nosso país… 
No final das contas, construir um datacenter no Brasil - em comparação com outros países da América Latina - principalmente graças à nossa descontrolada inflação, custa até 40% mais.
Outro fator que influencia nos gastos por aqui é a energia. Um datacenter demanda muita energia. Para se ter uma idéia, um metro quadrado de datacenter consome de 10 a 30 vezes mais do que uma área de escritório. 
Ainda sobre custos, no final das contas, quem paga o pato acaba sendo, como sempre, o consumidor. Não tem como escapar…

Não bastasse o custo mais elevado, o Brasil ainda tem uma limitação grande de distribuição de links de comunicação. Os mais rápidos só estão disponíveis próximos aos grandes centros urbanos. Nos Estados Unidos, por exemplo, é totalmente possível construir um datacenter de alta capacidade em uma zona rural. Lá, várias empresas oferecem link de alta velocidade mesmo fora das grandes metrópoles.

Se por um lado o custo de construir um datacenter próximo a uma grande cidade é mais alto, por outro, principalmente por questão de latência e velocidade, é ótimo ter um datacenter próximo aos seus principais clientes - que normalmente estão na região urbana.
 Agora se os impostos pesam tanto no custo, recentemente eles passaram a ser um ponto positivo. O governo cobra taxas de serviços hospedados fora do Brasil - o que torna uma vantagem preferir por um datacenter em território nacional. 
Obstáculos à parte, na América Latina, mais de 50% dos datacenters da região estão no Brasil. Pensando em tecnologia, tanto faz onde a empresa prefere armazenar seus dados ou aplicações. Mas com esse novo imposto e a questão da latência, a demanda por aqui é crescente. Claro, existem outros itens a considerar, mas é importante encontrar o equilíbrio certo – muitos deles dependem das necessidades do usuário final e da oportunidade de crescimento futuro. Na nossa página, você encontra uma lista elaborada pela Ciena com 10 recomendações para a construção de um datacenter na América Latina. Aproveite para visitar o hotsite que preparamos sobre computação na nuvem. É um super especial para você saber tudo sobre o assunto. Confira!

Postar um comentário

0 Comentários