Anuncio

Breaking News
recent

Anuncio

Análise: Lenovo VIBE A7010


A pesar de a Lenovo atualmente ser dona da Motorola, a empresa chinesa ainda aposta em aparelhos produzidos por conta própria. Após muitos meses de expectativa, decidiu começar a trazer alguns desses produtos para o Brasil, sendo que o primeiro modelo a aportar em território nacional é o VIBE A7010.
Como forma de se diferenciar em um mercado com opções cada vez mais semelhantes entre si, a fabricante aposta em alguns recursos normalmente restritos a aparelhos top de linha. Isso se traduz na inclusão de um sensor de impressões digitais na parte traseira — que também funciona como um botão complementar — e na aposta em um sistema de som estéreo com a tecnologia Dolby Atmos.
O resultado é um produto que não chega a ser uma revolução, mas que apresenta qualidades suficientes para competir com outras marcas mais conceituadas do mercado. Nesta análise, você confere tudo o que precisa saber sobre o VIBE A7010 e descobre os motivos pelos quais ele deve ser considerado caso você esteja procurando um bom smartphone intermediário.

Design

O novo produto da Lenovo não se destaca muito do ponto de vista visual, trazendo os traços que esperamos em um produto de sua faixa de preço. O acabamento lateral do produto tem uma cor metálica, mas ele seu corpo é totalmente construído em plástico — incluindo a tampa traseira, que deve ser removida para a inserção de cartões SIM e micro SD (a bateria não é removível).
A tela de 5,5 polegadas ocupa a maior parte da superfície frontal do dispositivo, que pode ser considerado relativamente grande. Isso se deve principalmente à decisão da fabricante de incluir dois alto-falantes frontais e as áreas dedicadas a isso contribuem para um produto que vai ficar “vazando” de seu bolso.
A parte traseira traz como destaque o sensor de impressões digitais, localizado logo abaixo da câmera principal. A peça apresenta uma pequena reentrância para facilitar o encaixe dos dedos sem que você precise virar o dispositivo para isso, também evitando que você suje as lentes do dispositivo.
O pacote oferecido pela Lenovo inclui uma proteção transparente em plástico que não somente evita que o celular seja danificado, como também garante uma “pegada” mais confortável a ele. O acessório influencia pouco nos critérios estéticos do dispositivo, mas se prova um item indispensável para qualquer usuário.

Tela

A tela de 5,5 polegadas com resolução Full HD (1920x1080 pixels) apresenta bons ângulos de visualização e funciona bem mesmo quando exposta a fontes de iluminação externas. A densidade de pixels é bastante adequada ao tamanho do display e só prestando muita atenção você vai detectar qualquer elemento com bordas pixelizadas.
O nível de brilho máximo oferecido é bastante intenso, e o dispositivo conta com um recurso que avalia a iluminação ambiente para oferecer um nível que não machuque seus olhos nem dificulte a leitura. Também é possível configurar modos que aumentam a sensibilidade da tela para navegar por ela usando luvas e acionar um limitador de luz em locais escuros — o que traz como contraponto a impossibilidade de acessar corretamente alguns apps.

Desempenho

O desempenho do VIBE corresponde ao que se pode esperar de um smartphone intermediário atual. Isso significa que você não vai ter que se preocupar com problemas de desempenho em atividades consideradas cotidianas, como acessar a internet, conferir atualizações de redes sociais, assistir a vídeos ou trabalhar com documentos.
A versão do Android que acompanha o produto é a 5.1 (Lollipop), que é ligeiramente modificada pela VIBE UI. Ciente de que algumas pessoas preferem a experiência-padrão oferecida pela Google, a Lenovo possibilita configurar detalhes como a organização dos aplicativos e até mesmo o agrupamento de telas em segundo plano para que você possa ter uma experiência de uso mais “pura”.
O desempenho oferecido pelo processador octa-core da MediaTek varia um pouco na hora de reproduzir jogos considerados mais exigentes. Enquanto Mortal Kombat X apresenta uma boa performance, em Asphalt 8 há uma queda notável na taxa de quadros por segundo do jogo — felizmente, parece que o título da Gameloft se trata de uma exceção, visto que o dispositivo suportou muito bem todos os jogos eletrônicos que tentamos reproduzir nele.
O leitor de impressões digitais funciona de maneira adequada, mas é preciso certo tempo até aprender o jeito certo de posicionar o dedo para desbloquear o gadget. Caso você não consiga se acostumar com o recurso ou simplesmente prefira outras formas de interação, a fabricante permite configurar um código alternativo para proteger suas informações pessoais.

Benchmarks

Para a realização desta análise, submetemos o VIBE A7010 a três aplicativos de benchmark: AnTuTu Benchmark, Vellamo (HTML5 e Metal) e 3D Mark (Ice Storm Unlimited). Para efeito de comparação, também realizamos testes semelhantes com outros dispositivos cujas características se assemelham ao produto da Lenovo.

3D Mark (Ice Storm Unlimited)

O teste Ice Storm Unlimited do 3D Mark é usado para realizar comparações diretas entre processadores e GPUs. Entre os fatores que influenciam no resultado final está a resolução do display utilizado. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

AnTuTu Benchmark 6

Este aplicativo faz testes de interface, CPU, GPU e memória RAM. Os resultados são somados e resultam em uma pontuação final única. Quanto maior o número mostrado, melhor é o desempenho geral do dispositivo.

Vellamo Mobile Benchmark

O Vellamo Mobile Benchmark utiliza dois testes: HTML5 e Metal. O primeiro avalia o desempenho do smartphone no acesso direto à internet via browser, enquanto o segundo indica a performance geral do processador. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

Câmera

A câmera de 13 megapixels do VIBE é boa para capturar imagens em diferentes ambientes e situações, apresentando um nível de contraste competente e um sistema de flash duplo que ajuda a registrar cenas noturnas. O software embarcado é simples e oferece opções para modificar a resolução máxima das fotografias e inserir uma grade digital para facilitar o enquadramento.
Antonio Augusto Soares Lemos

Antonio Augusto Soares Lemos

Tecnologia do Blogger.