Plugin nativo de Flash atualizado e melhorias de estabilidade e velocidade: tudo isso está presente no novo Chrome.
A disputa pelo mercado de navegadores está cada vez mais quente, e a gigante de Mountain View segue firme e forte com a rotina de atualizações do seu browser em curtos perÃodos de tempo.
Recentemente, o Google Chrome ganhou a sua mais nova versão. Além das tradicionais correções de bugs e melhorias de desempenho, o navegador implementou uma API com suporte para o reconhecimento de voz e adotou um protocolo capaz de facilitar a transmissão de áudio e vÃdeo.
Por fim, para dar mais segurança aos adeptos do seu browser, a Google também resolveu desabilitar automaticamente qualquer aplicativo que tenha sido implementado sem o seu consentimento.
O que foi quente na versão antecessora
O Chrome ganhou suporte para o Pointer Lock, uma API em JavaScript que traz uma melhoria no controle de jogos em 3D, especialmente aqueles de tiro em primeira pessoa (FPS). Graças a esta função, agora, quando você estiver jogando, poderá controlar a perspectiva com o mouse de maneira mais “natural”.
O navegador também adotou o protocolo “Do Not Track”, o qual visa impossibilitar que sites e serviços online rastreiem e armazenem dados referentes à sua navegação sem a existência de uma autorização.
Outra interessante melhoria apresentada foi a incorporação de um novo menu com o qual você é capaz de configurar de maneira rápida e descomplicada as permissões de acesso a determinadas informações estipuladas para cada site visitado.
Suporte para comandos por voz
Em sua 25ª edição, a principal novidade do Google Chrome é a inclusão do API em JavaScript conhecido como Web Speech. Essa interface de programação permite o desenvolvimento de softwares com suporte aprimorado para o reconhecimento de voz.
Com isso, em breve devemos encontrar uma leva de complementos e ferramentas para o browser da gigante de Mountain View que facilitem as pesquisas usando comandos falados e até transcrevam a fala em escrito — o que possibilitaria, por exemplo, o preenchimento de formulário e a elaboração de documentos por meio de ditado.
Além disso, tal mecanismo pode ser um passo em direção da integração do Chrome com o serviço Google Now e o dispositivo Google Glass. Para realizar um teste com essa funcionalidade, clique aqui.
Voz e vÃdeo em tempo real
A mais recente atualização do navegador da Google trouxe também o suporte para o protocolo RTC. Esse padrão de transferência de dados facilita a comunicação de voz e vÃdeo pela internet, eliminando as restrições e licenças exigidas por outros componentes, como o Flash.
Com isso, a realização de videoconferências, por exemplo, através do browser deve se tornar mais eficiente. Um fato interessante desse protocolo é que ele foi desenvolvido pela Google em parceria com a Fundação Mozilla, a mantenedora do Firefox (o seu maior rival na corrida dos navegadores).
Menos brechas de segurança
No que concerne a segurança de navegação, após ter restringido a instalação de complementos que não estejam na Web Store, agora o Google Chrome também desativa e sugere a remoção de extensões que tenham sido implementadas sem o seu consentimento.
Com isso, a companhia pretende reduzir as brechas deixadas por softwares não verificados para a infecção de malwares. Mais do que isso, a empresa informa ter corrigido 22 outras vulnerabilidades, incluindo a desativação do Webkit MathML, que apresentou uma grave falha de segurança.
Outras melhorias
Além das funções de barra de endereço e de campo de pesquisa, nesta nova versão do Chrome a Omnibox passa também a registrar as buscas realizadas e quais motores foram usados, prevendo a substituição do mecanismo de procura padrão desse recurso nativo do browser. Outras mudanças foram a introdução de aperfeiçoamentos para HTML5 e WebGL, importantes linguagens para o desenvolvimento de páginas e aplicativos online.
0 Comentários