A primeira novidade deste protótipo de banco do futuro
está na recepção, que fica a cargo de um simpático robozinho que
passeia entre os visitantes. Graças aos sensores instalados na sua base
ele consegue se locomover sozinho sem esbarrar em ninguém.
Outra forma de interação inédita em bancos é este
painel interativo sensível ao toque. Equipado com câmeras de Kinect e
sensores de proximidade, apresentadores virtuais interagem com os
clientes por meio desta tela de alta resolução. O objetivo desta
instalação é apresentar como utilizar – inclusive com vídeos – os
diferentes aplicativos disponíveis nos mais diversos dispositivos para
realizar operações bancárias.
"Existe um ponto muito importante, nós não somos uma
agência. Somos coisas que as agências podem vir a ter. O ATM, por
exemplo, é uma máquina conceito", comenta Luca Cavalcanti, diretor de
Canais Digitais Bradesco.
Os caixas automáticos também são diferentes aqui neste
espaço. Além do design, a posição garante privacidade já que impede que
outras pessoas fiquem atrás de você. O vidro que separa as máquinas se
torna automaticamente fosco e opaco na presença de alguém. Os
comprovantes não são mais impressos, mas sim enviados por e-mail.
Com a leitura da palma da mão, o usuário pode efetuar
operações e até sacar dinheiro sem a necessidade de um cartão. Neste
pequeno lounge, enquanto o cliente espera para ser atendido, ele pode
interagir com uma enorme tela sensível ao toque para ler uma revista e
conhecer ofertas culturais ou, novamente usando a biometria, pedir uma
garrafa água que sai automaticamente da mesa.
No mezanino outras duas novidades; a primeira é este
“programador de sonhos”. Nesta mesa interativa, a consultoria financeira
fica muito mais fácil de ser compreendida por qualquer pessoa. Com
toques, o cliente define projetos e metas para os próximos anos. As
fichas coloridas com códigos na parte inferior são reconhecidas por
câmeras instaladas atrás do monitor e a projeção para a compra de uma
casa, um carro ou uma viagem, por exemplo, podem ser visualizadas para
futuras contratações de serviços.
Por último, na sala do gerente outra mesa digital
interativa como esta dispensa o uso de panfletos e papeis. No local
ainda é possível fazer uma videoconferência com um especialista da área
de investimento antes de tomar qualquer decisão.
"Eles vão poder ao final disso, usando a biometria,
receber uma comunicação por email ou ter uma interação digital com o
cliente", conclui o diretor.
Se você quiser conhecer mais novidades que a tecnologia promete trazer
para os bancos, acesse os links acima. Na nossa página, você conhece
outras promessas para as “agências do futuro”, como os caixas
eletrônicos 3D, que garantem mais agilidade e dificultam fraudes nas
transações financeiras e também a carteira eletrônica, quando seu
telefone celular fará a vez dos cartões de crédito, débito e até do
dinheiro.
0 Comentários