A dica dos especialistas é não parar nunca de estudar para se manter 'quente' no mercado tech
Links da Matéria
Cursos gratuitos • Parte II da série • Parte III da série • Parte I da série
Leia a Matéria integrada
Estudar para sempre! Se essa ideia te assusta, infelizmente a área de tecnologia talvez não seja o mais indicado pra você. "O primeiro conselho é que essa história de 'fiz uma faculdade e, portanto, garanti minha carreira' acabou, isso não existe mais", afirma Maurício Pimentel, coordenador geral da Faculdade BandTec.
"É uma coisa que todo profissional de TI tem de ter na cabeça: que a partir do momento em que você entrou na TI você tem de estudar e ficar sempre estudando. Senão você fica para trás", completa Samara Freitas, analista de Business Intelligence. Fã de tecnologia desde pequena, hoje com 19 anos, ela acaba de se formar em Banco de Dados. Já empregada na área, mal acabou um curso e já planeja os próximos...
"Atualmente eu estou fazendo um treinamento das ferramentas de BI que estou trabalhando na empresa atualmente e para o ano que vem eu já me inscrevi num curso na USP e pretendo fazer pós-graduação até o ano que vem", continua Samara.
Como mostramos nas reportagens anteriores, a área de TI vem aquecida já há algum tempo. Mas, apesar da alta demanda por profissionais, as empresas ainda encontram muita dificuldade para contratar; ou seja, continua sobrando muita vaga no mercado. Isso se explica pelo fato de que as companhias estão cada vez mais exigentes com seus funcionários. Ou, talvez, os candidatos não estejam suficientemente preparados... ou... as duas coisas!
"Não é porque está faltando profissional que o mercado escancarou as portas. Muito pelo contrário, o mercado tem sido muito exigente na escolha de seus profissionais", comenta Pimentel. Então, ainda que haja um monte de vagas, as empresas não escolhem por contratar qualquer um. "O que tem acontecido no mercado é um nível de exigência cada vez mais apurado e uma inflação salarial", diz o especialista.
Atualmente, no catálogo do Ministério da Educação, existe mais de uma dezena de cursos na área de TI. Os mais procurados ainda são aqueles ligados ao desenvolvimento de softwares e aplicativos para plataformas móveis. Coincidência ou não, é nesta área que existe o maior número de vagas disponíveis também. Mas há oportunidade em praticamente todos os segmentos da TI; agora saiba como escolher corretamente.
"Quando você começou a estudar você se baseou numa tecnologia, seu curso estava fundamentado numa tecnologia, numa plataforma, uma metodologia que já era vigente naquele momento. O risco de que quando você terminar isso já não valer de nada é grande", ressalta o coordenador da Faculdade BandTec.
Já estudando ou mesmo trabalhando na área, o segundo alerta é saber que, assim como a Samara, não se pode parar. E dentro deste conceito de educação continuada é necessário pensar no caminho que deseja trilhar e ir adequando os cursos que mais se enquadram na sua trajetória profissional.
"Passou pela graduação, obviamente um dos caminhos possíveis e mais visíveis é a pós-gradução, então ele vai para os níveis de especialização que ele deseja, aprofundamento de estudos nas áreas que ele deseja e se dispôs a trabalhar e aí pode ir para pós-graduação e especialização ou mestrado, doutorado", enumera Pimentel. "Outro caminho que o mercado de TI gosta muito é o de certificações: a forte especialização em determinados produtos ou plataformas dada em geral pelos próprios fabricantes."
Agora uma boa notícia. Você sabia que hoje é possível encontrar alguns cursos superiores de formação profissional totalmente gratuitos na internet? "Há diversos cursos, das melhores universidades do mundo, de graça, bons, de qualidade, certificados - alguns deles oferecem até o certificado de conclusão mesmo: você termina, faz uma pequena prova e a escola te manda", exempliica Pimentel, segundo o qual, "não se formar, hoje em dia, não buscar seu aprimoramento profissional, é um pecado que os profissionais não podem cometer", porque "a oferta é muito grande - é gratuita, em tempo real, 24/7."
Nestes casos, a maioria dos cursos, claro, está em inglês. No capítulo anterior desta série falamos sobre a necessidade do segundo idioma para os profissionais de TI. Quer dizer, mais do que necessidade, o inglês é exigência mínima para ingressar no mercado de trabalho. Hoje a tecnologia evolui tão rapidamente que não dá sequer tempo de preparar traduções dos matérias didáticos. "[É preciso] esquecer essa história que existe no Brasil de 'inglês técnico'. Isso não existe. O inglês é: ou você fala ou não fala, ou você conversa ou não conversa", alerta Pimentel.
Para fechar o cenário, outra opção é estudar fora do país – ou ainda fazer um intercâmbio profissional, se possível. Mas lembre-se: não adianta fazer qualquer curso só por estar no exterior. O Brasil já oferece ensino superior na área de tecnologia de alto padrão; existem boas opções por aqui. Mas, ainda assim, a experiência no em outro país é, sim, muito válida. Conta desde a experiência de sair da sua zona de conforto e viver algum tempo fora de casa, como também conta o aprendizado e aperfeiçoamento de um outro idioma.
Que o diga a Samara. No último ano de faculdade, escolhida como a melhor aluna do grupo, ela ganhou uma viagem ao Vale do Silício, na Califórnia. Lá conheceu grandes corporações como Google, Microsoft, Firefox... e ainda aproveitou para melhorar o inglês. Com essa bagagem, de volta para casa, não foi difícil encontrar uma colocação no mercado de trabalho.
"Na verdade eu não estava nem procurando, para ser bem sincera. Eu entrei num emprego pela faculdade, onde eu fiquei dois anos, e surgiu a oferta de um amigo meu que também estudou aqui, está nesta empresa e me indicou", conta a analista. "O emprego me procurou, essa que é a verdade."
Definitivamente, o aquecimento do mercado de TI não é uma “bolha”, mas sim reflexo de um setor em pleno desenvolvimento, que veio pra ficar. Afinal, é impossível imaginar um mundo com menos tecnologia.
Se você perdeu alguma das outras três reportagens desta série, acesse os links acima. Esteja preparado para começar uma nova vida em 2013. Acesse e prepare-se... Aproveite para conferir os links para os cursos online gratuitos de que falamos. Acesse e aproveite.
0 Comentários