Microsoft Office 365

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Microsoft Office 365


Microsoft Office 365 Versão online do pacote Office da Microsoft voltada para empresas, inclusive com a possibilidade de compartilhar documentos.

Microsoft Office 365 é a versão do pacote Office da Microsoft inteiramente online. O objetivo do produto é a disponibilização da suíte de escritório para vários colaboradores.
Assim, você pode cadastrar os funcionários da sua empresa e trabalhar com os documentos criados de maneira colaborativa entre eles.
O programa dispensa instalação, funcionando inteiramente a partir do seu browser favorito. No entanto, para acessar é preciso criar uma conta de testes e fazer algumas configurações, como será explicado abaixo.

Cadastrando-se no serviço

Logo ao clicar no botão fornecido pelo Baixaki, você é redirecionado para uma nova página. O primeiro passo para fazer o registro consiste em clicar no botão “Avaliação gratuita”. Então, são oferecidos dois planos, um voltado para pequenas empresas e outro que almeja a cobrir médias e grandes companhias.

Iniciando o cadastro

A diferença entre eles, basicamente, está nas opções de sincronização, correio de voz, armazenamento de mensagens do Outlook e número máximo de colaboradores (além do tempo disponível para o período de testes gratuito). Para escolher qualquer um deles, basta clicar no botão referente a ele. Feito isso, um formulário é aberto na tela para que você complete o seu cadastro.

Escolhendo um plano

É preciso tomar certo cuidado na escolha do seu endereço de correio eletrônico (que será associado ao Outlook) e no nome de domínio escolhido. Este último é a parte exibida após a arroba no seu email (como @seunome.com). Concluído o cadastro, você é redirecionado para a página Inicial do Office 365.

A qualidade de sempre

Não há como negar que o Microsoft Office é um dos pacotes de ferramentas para escritório mais usado no mundo. Isso se deve à interface extremamente organizada e intuitiva, mas sem abrir mão da elegância, além da combinação de recursos poderosos e fáceis de usar, o que chama a atenção tanto de pessoas com conhecimento avançado quanto iniciantes.

Detalhe da tela inicial

Uma vez concluído o seu cadastro, o serviço faz a instalação e a configuração de três ferramentas: Microsoft Exchange, Microsoft Lync e Microsoft SharePoint. Esse procedimento pode demorar vários minutos, mas é necessário aguardar a sua conclusão para começar a utilização do produto (caso contrário, muitas opções não estarão ativadas).
Com a operação concluída, você pode começar a desfrutar dos recursos do Office 365. Basicamente, há quatro setores principais no site: o Início (que exibe um resumo dos recursos), a parte do Outlook (para acessar a ferramenta), o Site da Equipe (com os documentos e mensagens do time) e o Administrador (que é o setor administrativo propriamente dito).

Ferramentas disponíveis

Para acessar o pacote Office, é preciso entrar no “Site da Equipe” e utilizar a alternativa “Documentos”. Os programas oferecidos são o Word, Excel, PowerPoint e OneNote – todos para o acesso online. A criação de um documento em qualquer um deles é feita clicando no ícone referente ao programa desejado.

Planilha do Excel

Em seguida, é necessário que você defina um nome para o novo arquivo, inserindo o título desejado no campo disponível na tela. Posteriormente, quando você precisar abri-lo, é possível acessar a lista com os documentos armazenados na sua conta por meio do setor “Site da Equipe” também na opção “Documentos”.
Com relação à interface dos programas do pacote Office, não houve uma alteração drástica na aparência dos produtos. A interface sofreu algumas alterações leves, mas mantém, de certa forma, a estrutura e a organização dos menus introduzida com o Ribbon no Office. Logo, quem já utilizava a ferramenta não encontrará dificuldades de “adaptação” à nova versão.

Word
As principais mudanças estão no fato de os documentos armazenados online estarem disponíveis para todos os colaboradores cadastrados pelo setor administrativo. Assim, todos os que tiverem acesso são capazes de abrir e editar o conteúdo dos arquivos presentes nesse setor do Office 365. Inclusive, na lista presente na guia, você pode ver a data de alteração de cada item e quem foi o responsável por ela.
Se você quiser conferir os emails recebidos (na conta criada durante o cadastro), basta entrar no Outlook a partir da interface principal do programa.

Integração com o computador

Outra função interessante do novo pacote é a integração com o produto presente no seu computador. Independente da aplicação que esteja em uso (Word, Excel, PowerPoint ou OneNote), você pode utilizar a guia “abrir no” para exportar o documento ativo na versão do produto contida na sua máquina física. Para utilizar esta aplicação é necessário estar com o pacote Office instalado no computador.

Cadastrando colaboradores

Como o Office 365 é inteiramente voltado para empresas e o trabalho entre equipes, uma parte importante do seu uso está em cadastrar colaboradores. Para isso, você deve entrar no setor administrativo (clicando em “Administrador”), acessar a guia “Gerenciamento” e clicar em “Usuários”.
Ali, são listadas todas as pessoas que já estão cadastradas no sistema e, para criar uma nova conta para um participante, basta clicar em “Novo” e escolher “Usuário” (para inserir um integrante) ou “Adição em massa” (para vários membros).

 


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