Sonda tem um dos computadores danificados pela radiação espacial e passará a operar com o equipamento de backup.
Segundo a agência espacial, a Curiosity conta com dois computadores idênticos a bordo — A e B —, sendo que um deles (o B) funciona como backup. A equipe da NASA declarou que um dos equipamentos (o A) deixou de responder aos comandos enviados, e que agora apenas o computador de backup está funcionando corretamente. Contudo, ao começar a utilizar o segundo computador para operar a sonda, ela acabou entrando no modo de segurança.
Travou...
O defeito pode provocar alguns atrasos nas transmissões de dados cientÃficos por parte da sonda e, apesar de parecer um problema terrivelmente grave, a NASA acredita que em poucos dias será possÃvel transferir as funções entre os dois equipamentos, restabelecendo o computador avariado (A) como o novo backup.
A agência espacial admitiu que este foi o maior problema que a Curiosity enfrentou em sete meses de missão, informando que a avaria pode ter sido provocada pela exposição à radiação espacial. Contudo, aparentemente, apenas a memória do equipamento foi danificada e, por sorte, todos os dados armazenados continuam lá, sãos e salvos.
0 Comentários