Conheça o antivÃrus que tem a aprovação da Google e funciona nas nuvens. Proteja você e todos os seus amigos.
O Immunet Protect pode ser considerado um dos antivÃrus com maior crescimento em menos tempo na história. Desde seu lançamento, em 2009, ele vem conquistando cada vez mais fãs. Não é à toa que a sua recém-lançada versão 3.0 foi escolhida pela Google para integrar o Google Pack, pacote de aplicativos gratuitos essenciais para usuários do Windows.
Além disso, recentemente o Immunet Protect foi comprado pela empresa de segurança Sourcefire. Ainda mantendo a sua autonomia de pesquisa, o grupo agora tem mais recursos, e pode integrar ao antivÃrus a ferramenta conhecida com ClamAV, que permite que ele funcione mesmo quando está offline, apesar de ser baseado nas nuvens.
Um dos principais diferenciais do software é justamente o fato de funcionar pela internet – nas nuvens. Graças a isso, ele está sempre atualizado e ainda oferece a opção ao usuário de convidar seus amigos para instalá-lo também, criando uma espécie de rede social que reforça o nÃvel de proteção.
Dicas de uso
Durante a instalação do Immunet Protect você deverá escolher qual dos tipos de serviço deseja. O mais simples de todos funciona apenas quando você estiver conectado à internet e é gratuito; o segundo, também sem custos, possui a ferramenta ClamAV, que permite o uso offline; já o terceiro é a versão de testes do software completo, com vários outros recursos, mas tempo limitado. Selecione a segunda.
Assim que o programa for instalado e iniciado pela primeira vez, você será solicitado a fazer uma conta. Preencha as informações requeridas e use o link de ativação recebido no endereço de email fornecido para validar a conta. Se você já possui uma conta, clique em “Already have an account” e faça login.
O próximo passo, também induzido pelo programa, é o de convite de amigos. Você pode importar seus contatos do Gmail, Yahoo e MSN. Se optar por fazer isso, o programa mostrará uma lista de todas as pessoas e você poderá escolher para quais quer enviar o convite. As pessoas convidadas receberão um email com o link de download do software e se tornarão suas amigas automaticamente.
Na imagem acima, repare no canto inferior direito, na caixa chamada “Protection Factor”. O número mostrado na caixa representa o seu fator de proteção, baseado na quantidade de pessoas conectadas a você vezes o número de ameaças bloqueadas. Para ter uma ideia, o valor médio dos usuários é 50.
Escaneamento
Como todo bom antivÃrus, o Immunet Protect possui um sistema de escaneamento de arquivos que permite que você procure por ameaças eu seu computador. Na interface principal, na seção “Computer”, clique em “Scan Now”, para iniciar uma varredura. Hás três modos:
“Flash Scan” faz uma varredura rápida do sistema, em busca de ameaças maiores e mais fáceis de encontrar. “Custom Scan” é uma busca com definições configuradas pelo próprio usuário e “Full Scan” é o tipo mais seguro de escaneamento. Ele costuma demorar bastante, mas analisa cada um dos componentes do sistema em busca de qualquer tipo de ameaça.
Depois que a varredura for finalizada, você receberá um relatório com os resultados. Esses relatórios são armazenados e você pode visualizá-los a qualquer momento, clicando em “History”, também na seção “Computer”. Além disso, clique em “Summary” para obter um resumo de todas as ações que o antivÃrus tem feito.
Configurações gerais
O Immunet Protect possui uma vasta seção de configurações (“Product Settings”), dentro da qual você pode ajustar vários aspectos do programa, sendo que alguns deles são permitidos somente para a versão paga. Além disso, ao lado de cada opção há um ponto de interrogação, que explica o que cada uma delas faz.
É possÃvel, por exemplo, desligar o ClamAV, desativar a opção que escaneia automaticamente arquivos baixados, agendar uma varredura (“Add New Scheduled Scan”), ativar a opção “Verbose Tray Notifications”, que faz com que todas as ações do software sejam anunciadas em avisos na Bandeja de sistema (systray) e várias outras.
0 Comentários