Primeiras impressões: NVIDIA Shield
Jogar os principais games disponĂveis para PC, e que requerem um hardware mais potente, em um portátil capaz de ser levado para qualquer cĂ´modo da casa. O NVIDIA Shield foi apresentado pela primeira vez ao pĂşblico durante a CES 2013 e rapidamente se tornou um dos projetos mais curiosos e promissores com previsĂŁo de chegada ao mercado em 2013.
Em uma sessão reservada à imprensa na Computex 2013, o CEO da NVIDIA, Jen-Hsun Huang, recebeu a equipe do Tecmundo para explicar em detalhes o funcionamento do novo console. Além disso, tivemos a oportunidade de testar por alguns minutos o produto e conferir de perto todo o potencial dos seus recursos.
NVIDIA Shield: especificações
- Sistema operacional: Android 4.2
- Tela: 5 polegadas
- Resolução: 720p
- Processador: NVIDIA Tegra 4 quad-core
- RAM: 2 GB
- Armazenamento: 16 GB
- SaĂda de vĂdeo: mini HDMI
- Conectividade: WiFi 802.11n e Bluetooth
- Peso: 579 gramas
- Preço: US$ 349
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Entendendo o Shield
Antes de tudo, Ă© preciso entender quais sĂŁo as possibilidades do Shield. Em linhas gerais, trata-se de um dispositivo com Android com um joystick acoplado, mas com funcionalidades que vĂŁo muito alĂ©m do que seria possĂvel fazer com um tablet ou smartphone.
Conectado à internet, você pode acessar o dispositivo normalmente, baixando apps e utilizando a tela touch para interagir com eles. Se preferir, o controle também pode ser utilizado para se movimentar entre aplicativos.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Prático e anatômico
Pesando pouco mais de 500 gramas, o formato do controle lembra muito o do Xbox 360. A pegada é firme e o encaixe nas mãos é perfeito. Mesmo sendo mais pesado do que um controle normal por razões óbvias, afinal há uma tela acoplada, isso não resulta em nenhum tipo de incômodo.
PorĂ©m, nĂŁo testamos o produto por um longo perĂodo de tempo, de forma que Ă© impossĂvel afirmar se ele se torna cansativo ou nĂŁo com o uso prolongado.
Seus jogos de PC em qualquer lugar
Para que a experiĂŞncia do Shield seja possĂvel, Ă© preciso ter em mente trĂŞs caracterĂsticas: capacidade de processamento, conectividade e computação na nuvem. Sem elas, nĂŁo seria possĂvel transpor de forma digna a mesma usabilidade dos jogos de PC em qualquer outro lugar.
Antes de tudo Ă© preciso que o seu PC tambĂ©m seja compatĂvel com o Shield – em outras palavras, ele precisa estar equipado com qualquer GPU da sĂ©rie GeForce GTX. Depois disso, ao ativar o modo de sincronia via rede WiFi, o Shield assume o controle e passa a ser o seu joystick para o jogo de PC.
Com isso, a mesma experiĂŞncia que vocĂŞ teria ao visualizar o game na tela do seu monitor passa a estar disponĂvel tambĂ©m na tela de 5 polegadas do Shield, e Ă© justamente nesse ponto que reside o seu maior potencial: a mobilidade.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Games, Tegrazone e PC
O menu principal de jogos Ă© divido em trĂŞs grandes áreas. Em Games, vocĂŞ tem acesso aos jogos de Android disponĂveis em seu console. Em Tegrazone, a nuvem da NVIDIA, Ă© possĂvel conferir outros jogos do SO otimizados para o Tegra 4. Por fim, em PC, Ă© ativado o modo de tela compartilhada.
As possibilidades são muitas: você pode usar o Shield como controle dos seus jogos de PC, usando a tela de 5 polegadas como auxiliar. Se preferir, você pode ir para outro cômodo e continuar o jogo normalmente na tela do portátil. Ou ainda: via cabo HDMI, você pode conectar o Shield na TV e conferir o jogo em questão numa tela ainda maior do que a do seu monitor.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Tempo de resposta adequado
A reprodução dos games que requerem maior capacidade de processamento diretamente no portátil Ă© bastante agradável. Obviamente, a qualidade gráfica deve variar de acordo com a sua placa e com o nĂvel do jogo escolhido. Entretanto, Ă© possĂvel se divertir tranquilamente com a maioria dos tĂtulos.
Depois de sincronizar os dispositivos, vocĂŞ pode optar por manter o jogo apenas no Shield ou de forma simultânea nas duas telas. Seu progresso conquistado no Shield fica automaticamente disponĂvel no PC, e alternar entre um e outro se torna uma tarefa corriqueira. VocĂŞ pode pausar o game no Shield, fechá-lo e retomar o jogo no PC e vice-versa.
Central de entretenimento
Da mesma forma que Ă© possĂvel “carregar” os seus jogos de PC para qualquer lugar, o Shield se torna tambĂ©m uma central de entretenimento, podendo reproduzir ou gerenciar o conteĂşdo que vocĂŞ está acostumado a assistir na TV. Novamente, a transição entre um modo e outro Ă© feita em questĂŁo de segundos.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Ergonomia
O Shield possui um D-Pad na esquerda, dois controles analógicos na parte central e quatro botões de ação na direita. No centro, existem ainda outros cinco botões, mas para acesso às funções de sistema, como Home, voltar, menu e controle de volume. Além disso, há dois gatilhos na parte superior (esquerda e direita).
Na parte frontal, logo abaixo da tela, há duas caixas de som. Quando fechado, o console tem um formato de concha. A parte metálica localizada no lado de cima do produto pode ser removida, o que indica a possibilidade de personalização no futuro.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Futuro promissor
Para o futuro, a NVIDIA espera ainda que vocĂŞ possa levar a experiĂŞncia de jogo do seu PC para longe de casa. Para isso, os jogos seriam sincronizados pela nuvem, permitindo o acesso remoto, algo que por enquanto ainda nĂŁo estará disponĂvel.
A nossa primeira impressĂŁo sobre o produto foi bastante positiva. É possĂvel enxergar um bom potencial no Shield, uma aposta para aqueles consumidores que procuram mobilidade. Em nossos testes nĂŁo percebemos atrasos na transmissĂŁo de conteĂşdo – fator fundamental para o sucesso da proposta do produto.
O Shield já está em prĂ©-venda nos Estados Unidos por US$ 349 (cerca de R$ 700, sem impostos). Embora nĂŁo exista uma data oficial de lançamento, estima-se que ele possa chegar ao mercado já no prĂłximo mĂŞs. Ainda nĂŁo se sabe se o Brasil fará parte da lista de paĂses em que o Shield estará disponĂvel no lançamento.
O Tecmundo viajou Ă cidade de Taipei, em Taiwan, para a Computex 2013 a convite da ASUS.

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