AnĂ¡lise: sistema operacional Android KitKat

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

AnĂ¡lise: sistema operacional Android KitKat

Testamos as novidades do sistema que promete ser compatĂ­vel com gadgets mais simples. SerĂ¡ que a Google acertou nas mudanças?



Depois de tanto mistĂ©rio, a Google finalmente lançou o novo update do Android. O KitKat foi lançado junto ao Nexus 5, mas, depois de algumas semanas, a atualizaĂ§Ă£o finalmente saiu para os demais aparelhos dessa linha.
O tĂ£o prometido Android que recebe o nome de um chocolate promete uma experiĂªncia mais consistente atravĂ©s de uma sĂ©rie de melhorias, mas serĂ¡ que a Google caprichou o suficiente?
Semana passada, atualizamos nossos aparelhos (o Nexus 4 e o Nexus 7 versĂ£o 2013) para a nova versĂ£o do Android e ficamos alguns dias trabalhando com as novidades para ver se o sistema estĂ¡ realmente superior. Agora, temos o prazer de compartilhar nossas impressões.

Aprovado

Mudanças na interface

Atualizações de sistema sempre sĂ£o marcadas por grandes alterações de visual, mas no KitKat isso nĂ£o ocorre de maneira tĂ£o gritante. O sistema estĂ¡ mais homogĂªneo, mas nĂ£o espere ver nada muito diferente do que existe no Jelly Bean.
Basicamente, as modificações realizadas no design foram apenas para deixar tudo combinando. Os Ă­cones na barra de status, os atalhos de funções, o padrĂ£o na tela de bloqueio, as imagens de apps e outros pequenos elementos foram redesenhados.

AnĂ¡lise: sistema operacional Android KitKat [vĂ­deo] (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Talvez, algumas diferenças mais notĂ¡veis estejam na tela de bloqueio. Na parte inferior da tela, hĂ¡ dois novos Ă­cones. O botĂ£o do canto facilita o acesso Ă  cĂ¢mera. Ao puxar a tela para a esquerda, vocĂª poderĂ¡ começar a capturar imagens rapidamente.
O outro elemento — posicionado no centro — Ă© uma seta que dĂ¡ acesso ao Google Now (basta deslizar para cima para cair diretamente na tela dos cards). É interessante que a Google tenha obrigado a utilizaĂ§Ă£o de gestos, pois assim as pessoas nĂ£o ativam as funções ao acaso.
Falando no Now, devemos notar que ele estĂ¡ mais inteligente (apenas na versĂ£o em inglĂªs) e bonito. Novos cards foram adicionados, como Ă© o caso das notĂ­cias que o Google capta automaticamente baseado nas suas pesquisas e interesses. HĂ¡ botões rĂ¡pidos na parte de baixo do app para facilitar o acesso Ă s funções e gerenciar os cards.
Outra funcionalidade interessante do KitKat Ă© o modo de tela cheia. Com esse recurso, vocĂª pode aproveitar melhor seus filmes, livros e jogos. O sistema detecta quando algum app necessita de mais espaço e oculta as barras da parte superior e inferior.

AnĂ¡lise: sistema operacional Android KitKat [vĂ­deo] (Fonte da imagem: DivulgaĂ§Ă£o/Android)

Agora, ao ler um livro, por exemplo, todo o espaço do display Ă© ocupado pelo conteĂºdo da obra. Para exibir as barras, basta deslizar o dedo de cima para baixo.

Aplicativos remodelados

Ainda que se trate de uma atualizaĂ§Ă£o de sistema, a Google nĂ£o poderia deixar de dar um retoque em alguns apps que fazem parte do nĂºcleo do Android. Assim, uma das melhores novidades do KitKat Ă© o app de telefone.
Ao abrir o programa, vocĂª vai notar que o teclado numĂ©rico e as abas superiores que davam acesso ao histĂ³rico e aos contatos nĂ£o estĂ£o mais presentes. No novo app, a Google resolveu focar na facilidade de uso e na agilidade.
Na tela inicial, vocĂª tem acesso Ă s chamadas recentes, sendo possĂ­vel ordenĂ¡-las da forma que preferir. VocĂª pode arrastar os principais contatos para cima e visualizar os nĂºmeros de alguĂ©m clicando sobre a foto.

AnĂ¡lise: sistema operacional Android KitKat [vĂ­deo] (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Pensando na integraĂ§Ă£o com o restante do sistema, a Google colocou a barra de buscas na mesma posiĂ§Ă£o daquela que existe na Ă¡rea de trabalho. No app de telefone, a barra serve para vocĂª encontrar seus contatos rapidamente. VocĂª pode digitar no teclado ou falar o nome da pessoa para que o celular encontre tudo com muita rapidez.
Na parte de baixo da tela, trĂªs botões dĂ£o acesso Ă s demais funções: histĂ³rico, teclado numĂ©rico e opções. Dentro das opções, hĂ¡ uma novidade bem interessante: o identificador de chamadas da Google. Quando um nĂºmero desconhecido estĂ¡ ligando para vocĂª, o Android faz uma busca rĂ¡pida no Google para encontrar de quem Ă© aquele telefone. Genial, nĂ£o?
O novo Hangouts nĂ£o Ă© uma exclusividade do KitKat, mas a nova versĂ£o do app vem instalada por padrĂ£o no sistema. Agora, todas as mensagens trocadas com seus contatos do Gmail e do Google+ ficam juntas com as SMS e as MMS. O programa diferencia o tipo da mensagem adicionando a palavra “SMS” sobre a foto do contato.

AnĂ¡lise: sistema operacional Android KitKat [vĂ­deo] (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Por falar em textos, nĂ£o podemos deixar de notar que o teclado do sistema estĂ¡ mais completo. Com o uso dos emojis, vocĂª pode personalizar suas mensagens e se comunicar de forma mais divertida (esses recursos tambĂ©m podem ser usados em outros apps).
O aplicativo de relĂ³gio tambĂ©m foi redesenhado. Alguns Ă­cones foram trocados e outros foram reposicionados. Adicionar um alarme estĂ¡ bem mais simples e intuitivo. Basta girar o dedo no relĂ³gio para indicar o horĂ¡rio.
Falando em apps remodelados, devemos comentar sobre as novas funções de ediĂ§Ă£o da galeria. A barra de filtros e funções diminuiu de tamanho. Ao lado de todos os efeitos, hĂ¡ um botĂ£o para adicionar um padrĂ£o que vocĂª personalizou.

AnĂ¡lise: sistema operacional Android KitKat [vĂ­deo] (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Agora, ao reproduzir uma mĂºsica, a capa do Ă¡lbum Ă© exibida no fundo da tela de bloqueio. Em nossos testes, essa funĂ§Ă£o pĂ´de ser ativada tanto com o player-padrĂ£o quanto com o app Poweramp.
Outra configuraĂ§Ă£o que vem a calhar Ă© a adiĂ§Ă£o do botĂ£o “Home” dentro das configurações do sistema. Nesta opĂ§Ă£o, vocĂª pode alternar facilmente entre launchers instalados, definindo qual deve ser utilizado por padrĂ£o e podendo atĂ© remover aqueles que nĂ£o estĂ£o mais em uso.

Desempenho na medida

Uma das grandes promessas da Google para o KitKat era a melhoria no desempenho geral do sistema. De fato, o sistema estĂ¡ muito veloz e atende a todas as solicitações de prontidĂ£o, mas isso nĂ£o quer dizer que vocĂª verĂ¡ algo inĂ©dito no seu celular.
Como testamos o software em aparelhos robustos, que jĂ¡ rodavam o Jelly Bean sem grandes problemas, as pequenas alterações no desempenho nĂ£o sĂ£o impactantes o suficiente para notarmos grandes saltos de performance.

AnĂ¡lise: sistema operacional Android KitKat [vĂ­deo] (Fonte da imagem: DivulgaĂ§Ă£o/Android)

Se o KitKat carrega um determinado app em poucos centĂ©simos (ou milĂ©simos) de segundos mais rĂ¡pido do que o Jelly Bean, entĂ£o nĂ£o temos como garantir que essa diferença serĂ¡ perceptĂ­vel no dia a dia.
Mesmo que as diferenças sejam poucas nesse sentido, nĂ£o podemos reclamar em nada do KitKat quanto ao desempenho. O sistema inicializa em apenas 28 segundos (o Jelly Bean 4.3 tambĂ©m), as transições entre apps abertos estĂ¡ excelente e Ă© possĂ­vel trabalhar com vĂ¡rios programas sem quaisquer problemas.
Apenas por questĂ£o de curiosidade, resolvemos realizar alguns benchmarks com o sistema para comparĂ¡-lo ao Jelly Bean. Confira os resultados:

AnĂ¡lise: sistema operacional Android KitKat [vĂ­deo] (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

AnĂ¡lise: sistema operacional Android KitKat [vĂ­deo] (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

AnĂ¡lise: sistema operacional Android KitKat [vĂ­deo] (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

AnĂ¡lise: sistema operacional Android KitKat [vĂ­deo] (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Como vocĂª pode ver, as diferenças sĂ£o pequenas, sendo que em alguns casos o KitKat leva vantagem e em outras o Jelly Bean continua Ă  frente. Isso prova que o sistema nĂ£o deve trazer tantas melhorias na hora da jogatina — nĂ£o que fosse preciso.

Economia gigantesca de memĂ³ria RAM

Uma das grandes promessas da Google Ă© que o KitKat poderĂ¡ ser executado em smartphones com pouca memĂ³ria RAM (apenas 512 MB Ă© suficiente). Durante nossos testes, conferimos constantemente o consumo de memĂ³ria e nĂ£o hĂ¡ dĂºvidas de que o novo Android sabe o que estĂ¡ fazendo com a memĂ³ria.

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Apenas o sistema e os serviços bĂ¡sicos da Google usam menos de 300 MB. Com o Facebook, o player de mĂºsica e mais alguns apps, o consumo de memĂ³ria ainda fica abaixo de 500 MB. Isso prova que a Google nĂ£o estava de lorota ao relatar que o sistema roda em smartphones com menos de 512 MB de RAM.

Outras pequenas novidades

AlĂ©m dessas grandes alterações, o KitKat traz uma sĂ©rie de pequenas novidades que podem ser Ăºteis para muitas pessoas ou que simplesmente vĂ£o garantir uma experiĂªncia mais rica com diversos apps.
Entre as principais novidades, vale destaque para as seguintes:
  • Quickoffice: a famosa suĂ­te de aplicativos para ediĂ§Ă£o de documentos faz parte do novo Android, o que garante que vocĂª acesse e edite seus arquivos com facilidade;
  • Suporte para Bluetooth MAP: carros com Bluetooth podem trocar mensagens com os aparelhos da Google;
  • Chrome mais ativo: aplicações que usam conteĂºdos embutidos utilizam o Chrome para renderizĂ¡-los com mais rapidez e precisĂ£o;
  • Acessibilidade: o Android agora tem suporte para legendas e closed-captions (disponĂ­vel em Ferramentas > Acessibilidade);
  • Downloads repaginados: vocĂª pode visualizar os Ăºltimos downloads em lista ou grade, ordenando por nome, data de modificaĂ§Ă£o e tamanho;
  • Toque para pagar: escolha um app (Google Wallet e outros serviços) para gerenciar seu cartĂ£o de crĂ©dito e realizar pagamentos com apenas um toque com o uso do NFC;
  • Google Cloud Print: imprima documentos e imagens usando as impressoras instaladas no serviço Google Cloud Print.

Reprovado

Ainda nĂ£o Ă© o KitKat completo

O KitKat realmente impressiona, mas infelizmente o sistema que vem por padrĂ£o no Nexus 5 nĂ£o Ă© o mesmo que temos em outros gadgets. HĂ¡ diversos recursos que sĂ£o exclusivos para o novos smartphone da Google, o que acaba deixando a experiĂªncia no Nexus 4 e no Nexus 7 um tanto limitada.
A funĂ§Ă£o “Ok, Google”, que garante acesso rĂ¡pido ao Google Now e dispensa o toque na tela, nĂ£o estĂ¡ presente de forma completa no Nexus 4 e no Nexus 7. VocĂª pode utilizĂ¡-la quando estĂ¡ usando o Now, mas nĂ£o pode ativĂ¡-la na homescreen. Isso impossibilita o uso do telefone sem as mĂ£os, algo que Ă© bem fantĂ¡stico no KitKat do Nexus 5.

AnĂ¡lise: sistema operacional Android KitKat [vĂ­deo] (Fonte da imagem: DivulgaĂ§Ă£o/Android)

TambĂ©m ficamos decepcionados com a falta do novo launcher. Ainda que seja apenas um detalhe visual, a barra translĂºcida na parte inferior da tela dĂ¡ um charme a mais ao sistema. Claro, talvez esse app tenha sido deixado de lado por algum problema de desempenho (e quem sabe ele venha em alguma atualizaĂ§Ă£o), mas certamente Ă© algo que faz diferença no design.
Outras tantas funcionalidades (como o preview de Wallpaper e o modo econĂ´mico durante a reproduĂ§Ă£o de mĂºsicas) nĂ£o apareceram em nossos aparelhos, mas pode ser que a prĂ³xima atualizaĂ§Ă£o que venha para corrigir bugs jĂ¡ traga essas novidades.

Vale a pena

Toda atualizaĂ§Ă£o de sistema Ă© sempre bem-vinda, ainda mais se ela agrega novas funções e mudanças de design. No caso do KitKat, a Google fez um excelente trabalho em todos os sentidos, sendo que devemos dar os parabĂ©ns a equipe que caprichou para que o sistema pudesse gerenciar a memĂ³ria RAM com inteligĂªncia — isso realmente impressionou!
Claro, as alterações visuais nĂ£o foram tĂ£o impactantes, ainda mais porque todos esperavam uma grande repaginada (fazendo o Android subir para a versĂ£o 5.0). De qualquer maneira, as pequenas mudanças visuais agradam de forma geral, pois elas focam na usabilidade e na facilidade.

AnĂ¡lise: sistema operacional Android KitKat [vĂ­deo] (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

A atualizaĂ§Ă£o deve ter maior impacto para quem tem um aparelho mais simples que ainda estĂ¡ rodando o Ice Cream Sandwich, mas temos sĂ©rias dĂºvidas de que as fabricantes vĂ£o lançar o KitKat para smartphones antigos.
Bom, mesmo nĂ£o sendo um update revolucionĂ¡rio (hĂ¡ poucas diferenças desta versĂ£o para a Jelly Bean), o KitKat Ă© agradĂ¡vel e agrega valor aos gadgets com seus novos apps. Se o seu celular ou tablet Ă© compatĂ­vel com essa versĂ£o, vale a pena atualizĂ¡-lo e aproveitar tudo que a Google tem a oferecer!

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios