Confira como foi a Brasil Game Show

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Confira como foi a Brasil Game Show

É a maior feira do ramo na América Latina



Links da Matéria
Burocracia atrapalha fabricação do PlayStation no   Mercado de games sofre mais com impostos que com p

Leia a matéria na integra


No último final de semana, o Olhar Digital foi conferir de perto a maior feira de games da América Latina; a Brasil Game Show. Sucesso indiscutível: corredores cheios, muita gente bonita e, óbvio, novidade para todos os lados... tanto é que não sobrou um sequer dos 100 mil ingressos disponibilizados para esta edição de 2012.

Os maiores nomes da indústria do entretenimento marcaram presença no evento realizado em São Paulo. Microsoft, Sony e Nintendo surpreenderam com estandes gigantes e com lançamentos mundiais em primeira mão para os brasileiros. Também, não é por acaso; com um movimento de 840 milhões de reais no ano passado, o Brasil é considerado o quarto maior mercado de games no mundo. Empresa nenhuma subestimaria tamanho potencial.

"Com esse mercado aquecido no Brasil, o número de novidades tende a crescer, assim como o número de jogos em português, de lançamentos e de atrações em eventos", comentou Marcelo Tavares, presidente do evento.

Talvez o principal destaque desta edição tenha sido o campeonato brasileiro do game “League of Legends”. A disputa final contou com os oito melhores times nacionais e com a maior premiação da história dos esportes eletrônicos; é... a coisa está cada vez mais séria.

"Até hoje não houve nenhum torneio que tenha uma premiação tão grande, que são os 80 mil dólares que nós estamos distribuindo no primeiro campeonato de 'League of Legends' brasileiro", contou Paulo Fernandes, diretor executivo da Riot Brasil. "A ideia de oferecer uma premiação tão grande é facilitar, incentivar que os times cada vez mais levem o esporte como uma coisa séria."

Todo esse dinheiro é reflexo da fase que os games vivem no Brasil. Além dos patrocinadores, diversas empresas desse ecossistema contribuíram para uma premiação tão grandiosa. O campeonato foi transmitido ao vivo pela internet e contou até com narradores para dar mais emoção às batalhas.

Leonardo Carvalho faz parte de um dos times finalistas. Aos 22 anos, ele contou pra gente que seu maior sonho é viver do esporte eletrônico. Para isso, chega a treinar até quatro horas por dia em épocas de campeonatos.
"Nós temos que pensar como atleta profissional para ficarmos concentrados no que tem de fazer e não simplesmente na fama que a gente tem de adquirir", diz Carvalho.

Claro, não dá pra deixar de imaginar o que fazer se levar os 50 mil dólares que serão entregues à equipe vencedora. "A gente já discutiu algumas coisas, mas só pensamento leviano. Ficaria muito feliz, é óbvio", completou o e-atleta.

Na Brasil Game Show ainda rolaram outros campeonatos menores dos dois principais lançamentos de jogos de futebol do ano; o Fifa 13 e o PES 2013. E, se na bola já é meio difícil dizer que somos o país do futebol, no videogame a história é outra.

"Porque vai levar o cara para uma competição que vai premiar em 500 mil dólares, com carro-conceito, customizado, viagens para o exterior. A gente tem campeonatos aqui levando jogador para a Suécia, Finlândia, em final de mundial", contou Tavares.

Entre os lançamentos, um dos principais destaques foi o novo videogame da Nintendo; o Wii-U. Ainda sem previsão de chegada ao Brasil; o novo console deve ser lançado nos Estados Unidos na segunda quinzena de novembro. Mais uma vez, a marca japonesa inovou e trouxe uma nova forma de jogar.

"Veio para revolucionar novamente o mercado de games com essa dinâmica de duas telas, a inovação de ter uma tela mais livre de informações", afirmou explicou Mario Arima, responsável pelo trademarketing da Nintendo. "Você tem toda a sua informação numa outra tela, que vai ser a do gamepad, e pode interagir com um ambiente que carrega várias funcionalidades."

Enquanto dentro da sala o pessoal se divertia com a novidade, do lado de fora os personagens mais famosos do mundo dos games animavam ainda mais a festa.
A Sony também anunciou jogos muito esperados prestes a desembarcar por aqui. Os destaques ficaram com "God of War: Ascencion", que chega só em 2013, o divertido jogo de lutas "All-Star Battle Royale", o livro virtual "Book of Spells", baseado em "Harry Potter".

"E, óbvio, uma coisa muito importante desses três jogos: conteúdo totalmente localizado, então todos esses jogos vão ter dublagem e legendas em português. O que é muito importante e o nosso consumidor valoriza", disse Glauco Rozner, gerente comercial PlayStation Brasil.

Outros títulos que devem chegar ao país muito em breve também foram apresentados no evento. Um grande exemplo é o popular "Call of Duty: Black Ops II", que chega em novembro totalmente traduzido para o português. Mais do que lançamentos e novidades, muito espaço foi dedicado à diversão dos visitantes.

Para se ter uma ideia de quão aquecido é nosso mercado, fechamos com alguns números. A previsão é de que o mercado de games no Brasil cresça cerca de 20% ao ano pelos próximos cinco anos. Isso nos levaria ao patamar de terceiro maior mercado de games do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos e Japão.

A equipe do site do Olhar Digital também esteve na Brasil Game Show. Acesse os links acima e descubra por que o mercado de games sofre mais com impostos do que com pirataria hoje em dia no Brasil. Veja também o que vem atrapalhando a fabricação do PlayStation no país.

Postar um comentário

0 Comentários