Android completa cinco anos como plataforma móvel mais usada no mundo

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Android completa cinco anos como plataforma móvel mais usada no mundo

Anunciado em novembro de 2007, sistema móvel está em mais de 500 milhões de aparelhos

Android
O dia 5 de novembro de 2007 foi importante para o mundo dos smartphones. Nele, o Google, junto com fabricantes como HTC, Samsung, Qualcomm, Texas Instruments e algumas operadoras pelo mundo apresentaram pela primeira vez o Android como um produto que chegaria ao mercado no ano seguinte.

Cinco anos depois, o Android é o sistema móvel mais usado no mundo - ele está em 75% dos dispositivos - e está em sua versão 4.2. Ao todo, mais de 500 milhões de aparelhos já foram ativados e mais de 600 dispositivos diferentes rodam a plataforma. Diariamente, segundo o Google, mais de um milhão de novos usuários começam a usar o Android em seus aparelhos.

Apesar de já estar na versão 4.2 (uma atualização do Jelly Bean, lançado em julho deste ano), a versão mais popular do Android ainda é uma antiga - o Gingerbread (2.3), lançado no fim de 2010, ainda roda em 53,9% dos dispositivos com a plataforma. O Ice Cream Sandwich, de 2011, está em 25,8% dos aparelhos, enquanto o mais recente Jelly Bean aparece em apenas 2,7% dos gadgets.

Já em relação aos aparelhos, a fabricante coreana Samsung conseguiu se fortalecer como principal nome nos dispositivos com Android. Dos 10 aparelhos mais usados no mundo, oito são da Samsung - o Galaxy S II, o S III e o primeiro S são os mais populares, de acordo com a CNET.

Por ser uma plataforma aberta, o Android conta com diversas opções de lojas de apps para seus usuários. A oficial é a Google Play, mas alguns aparelhos, como os tablets da Amazon, usam uma loja de apps própria da empresa - a Amazon App Store. Ao todo, de acordo com o Google, a loja Google Play tem mais de 700 mil aplicativos diferentes e mais de 25 bilhões de downloads já foram feitos por seus usuários - seja de apps pagos ou gratuitos.

Postar um comentário

0 Comentários