10 "exóticas" ferramentas de cálculo encontradas na internet

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

10 "exóticas" ferramentas de cálculo encontradas na internet


Calcule quantas peças de LEGO são necessárias para construir uma casa, quantas xícaras de café você precisa beber para morrer ou quais os efeitos de uma arma nuclear caindo em uma cidade

10 (Fonte da imagem: Tecmundo)

A internet, além de ser um mundo de informação e de possibilidades, também pode ser encarada como uma caixa de ferramentas digitais gigante. Entre seus vários recursos, temos as ferramentas de cálculo.
Você já deve ter usado alguma delas em algum momento. Converter dólares em reais, milhas em quilômetros, verificar o fuso horário em outros países... Enfim, são utilitários de uso familiar à nossa rotina online. Porém, sendo a web um lugar vasto, há ferramentas para aplicações muito mais incomuns do que essas. Listamos abaixo uma relação com 10 delas que definitivamente chamam a atenção por seu caráter exótico.

1. Construa sua casa com uma impressora 3D, peças de LEGO ou cubos mágicos


A partir no número de andares e pés quadrados (ft²) da sua casa, o site Build Your Home with a 3D Printer oferece o curioso recurso de calcular de quantos tijolos, de quanto dinheiro e de quanto tempo você deveria dispor para construir uma casa através de uma impressora 3D.
Para construir uma casa de um único andar e de 80 m² (ou 262 ft²), por exemplo, você precisaria de US$ 64.632 e seriam necessários 5.632 tijolos, os quais demorariam 42 anos, 9 meses e 19 dias para serem impressos. Se um dia você quiser tentar construir um residência 100% sintética, esse é o aplicativo de cálculo que você vai precisar.

10  (Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider)

No site LEGO My House vale a mesma ideia da página anterior, porém com peças de LEGO. Para efeito de comparação, para construir uma residência com o mesmo número de andares e pés quadrados, seriam necessários 2.746.713 tijolinhos coloridos, o que custaria US$ 274.671.

10  (Fonte da imagem: Reprodução/Daily Mail)

Para realizar o mesmo feito, você também pode utilizar 102,173 cubos mágicos. O mais interessante é que, se você convidar Mats Valk, o atual recordista mundial em resolução de cubos mágicos, para passar uns dias na sua casa, ele pode resolver o desafio em 6 dias, 12 horas, 5 minutos e 51 segundos — lembrando que você não pode deixar o rapaz comer, dormir ou ir ao banheiro.

2. Quais são as chances de sua casa ser atingida por um asteroide e quantos balões seriam necessários para que você a tirasse do lugar


Mantendo a ideia de que estamos falando de uma casa de um único andar e 80 m², e tendo também em mente que apenas um asteroide de 5 a 10 metros atinge a Terra no ano, as chances desse lugar ser atingido são de 1 em 20.956.771.336.100. Isso é possível descobrir através desta calculadora.

10  (Fonte da imagem: Reprodução/News Yahoo)

Mesmo com probabilidades tão baixas, se ainda assim você estiver preocupado e quiser mover seu lar de lugar ao ver qualquer brilho estranho vindo do céu, com 2.976.470.588 balões você pode levá-lo até a Casa Branca, na capital dos Estados Unidos. Talvez o número de bexigas esteja alguns milhões acima daquele utilizado por Carl de “Up” para se mudar para a Venezuela — mas é bem provável que a CIA tenha instalado algum sistema antimeteoros na residência do Obama, então você estará mais seguro lá.

10         (Fonte da imagem: Reprodução/Spot Cool Stuff)

3. Quantas civilizações alienígenas existem

O site BBC Future desenvolveu um infográfico interativo que permite que variáveis sejam ajustadas a quatro teorias que consideram a existência de vida extraterrestre. Ele calcula qual o número hipotético de civilizações existem fora do nosso planeta.

10  (Fonte da imagem: Reprodução/io9)

São vários parâmetros já pré-definidos em cada modelo de estimativa que você escolhe. Porém, eles são customizáveis. Você pode escolher a visão mais otimista atualmente, por exemplo, e retirar parâmetros que você não considere prováveis para obter um cálculo mais próximo de suas próprias conjecturas sobre o assunto. Se você é um Senhor do Tempo em uma TARDIS ou tem acesso ao banco de dados da MIB, a ferramenta não será muito útil, mas não deixa de ser interessante.

4. Morte por cafeína


    Quem trabalha com informática, redação ou está em alguma função que envolva ficar até tarde escrevendo na frente do computador (ou seja, qualquer estudante universitário) geralmente tem a tendência de consumir mais cafeína que as demais pessoas.

    10  (Fonte da imagem: Reprodução/Manufacturing Today)

    Faz parte da prática também se perguntar o quanto de cafeína seria necessário para pôr a própria vida em risco, e foi pensando nisso que o site Caffeine Informer criou uma aplicação que, com base no seu peso e na sua bebida com cafeína, calcula quantas xícaras de espresso ou latas de Red Bull você precisa beber para vir a óbito. Bastante útil.

    5. Quantos planetas são necessários para sustentar seu estilo de vida


      Com base em um breve censo, esta ferramenta tenta calcular o quanto sua rotina de vivência consome em recursos, dizendo ao final quantos planetas Terra seriam necessários para suprir as necessidades da população mundial, caso toda ela vivesse como você. Apesar de o questionário não chegar a ser muito preciso, o resultado aproximado pode ser bem chocante.

      10  (Fonte da imagem: Reprodução/io9)

      6. Colisões no Sistema Solar


        Este site, criado por uma equipe de astronomia de uma universidade americana, oferece a possibilidade de enviar um asteroide — hipotético — direto para o planeta que você mais gosta (ou mais detesta). Basta definir o diâmetro e a composição do projétil, assim como sua velocidade e, como o próprio botão da aplicação descreve, “kaboom!”. Você acabou com os planos marcianos para o assassinato do presidente Jack Nicholson.

        10  (Fonte da imagem: Reprodução/News.com.au)

        7. Calcular a velocidade em que andavam os dinossauros


          Uma universidade britânica desenvolveu esta ferramenta online que cria estimativas para a velocidade da marcha de dinossauros. Os parâmetros são: comprimento da pegada, comprimento do passo e altura do quadril da espécie.

          10  (Fonte da imagem: Reprodução/Rogere Bert)

          Com o próximo filme da série Jurrassic Park chegando em breve, recomendamos a ferramenta especialmente para o diretor Colin Trevorrow, caso ajustes sejam necessários para trazer mais realidade às cenas.

          8. Número de parceiros sexuais indiretos que você já teve


            Independentemente do quão liberal ou conservador seja seu estilo de vida, os resultados deste breve questionário criado por uma comunidade farmacêutica britânica podem vir a deixar você um pouco incomodado — talvez até paranoico.

            10  (Fonte da imagem: Reprodução/Neoclassicism)

            Funciona da seguinte maneira: você informa dados como sua idade, gênero e número de parceiros sexuais e a aplicação estima quantos parceiros indiretos você já teve. Na página, um comentário feito pelos criadores do projeto: “Esta calculadora não é uma ferramenta de diagnósticos, mas esclarece o quão exposto você pode estar a infecções sexualmente transmissíveis, caso não pratique sexo seguro”.

            9. Efeitos de uma arma nuclear


              A Federação de Cientistas Americanos criou um simulador que faz um levantamento sobre o potencial destrutivo de armas nucleares. Mapas de cidades dos Estados Unidos em alta definição são exibidos e o tamanho da bomba pode ser selecionado ao escolher o poder da arma, que é medido em quilotons ou megatons — medidas de quantificação de energia liberada em explosões.

              10  (Fonte da imagem: Reprodução/Mystic Politcs)

              Há também a possibilidade de ter uma bomba entregue em nível terrestre através de um automóvel ou por meios aéreos, através de uma aeronave em altitudes que possam garantir maior amplitude de destruição.

              10. Calculadora de goteira


              Talvez você não saiba, mas os Estados Unidos têm uma Agência de Proteção ao Meio Ambiente que criou a Fix Leak Week (algo que poderia ser traduzido “Semana de Acabar com os Vazamentos”). As pessoas que celebram anualmente o evento, e que devem mandar cartões e presentes para os familiares, ficariam felizes em saber que foi criada uma ferramenta que calcula quantos galões de água uma torneira que não foi fechada direito desperdiça diariamente.
              Aparentemente, não há uma definição científica do volume de uma “gota”, mas, depois de medir os vazamento em torneiras de cozinhas e banheiros, o departamento de Inspeção Geológica dos Estados Unidos determinou que em média uma gota contém um quarto de um mililitro de água. Sendo assim, se 50 casas têm, cada uma, uma torneira que vaza uma gota por minuto, temos aproximadamente 72 mil gotas por dia ou 1.735 galões por ano.

              10  (Fonte da imagem: Reprodução/eHow)

              Como dito anteriormente, a internet é um lugar surpreendente e cheio de possibilidades. Antes dela, você dificilmente teria tão fácil acesso a recursos que permitiriam saber a velocidade à qual um brontossauro volta pra casa ou ter a possibilidade de planejar uma viagem aérea sem sair do conforto de sua casa.

              Postar um comentário

              0 Comentários