Resumo: conferĂȘncia da NVIDIA na CES 2013

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Resumo: conferĂȘncia da NVIDIA na CES 2013


A abertura das apresentaçÔes não poderia ser melhor. Repleta de surpresas, descubra o que a NVIDIA andou aprontando na CES deste ano.





Com um pouco mais de 20 minutos de atraso, Jen-Hsun Huang foi o primeiro executivo a realizar uma apresentação na CES 2013. Mas a espera valeu a pena, pois o CEO da NVIDIA revelou grandes novidades da sua empresa ao longo das aproximadamente duas horas em que esteve no palco.
No inĂ­cio, o taiwanĂȘs começou falando sobre o crescimento e a disseminação cada vez mais concisa da computação em nuvem, tambĂ©m conhecida como cloud computing. Para ele, esse conceito de acessar conteĂșdos de diferentes lugares jĂĄ nĂŁo Ă© mais uma tendĂȘncia — e sim um fato —, citando alguns casos de sucesso, como o iTunes da Apple.

Servidores da pesada!


Essa introdução serviu como uma brecha para que o presidente da NVIDIA jogasse  ao pĂșblico a ideia de que, alĂ©m de mĂșsicas, filmes e podcasts, os jogos tambĂ©m seriam conteĂșdos de muito interesse para quem usufrui da computação em nuvem.
Após realizar algumas mençÔes para o fato jå conhecido de que os PCs possuem maior poder de processamento gråfico do que os consoles, Huang revelou a primeira novidade da noite: o NVIDIA Grid.

Resumo: conferĂȘncia da NVIDIA na CES 2013 
(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O equipamento consiste em uma arquitetura de streaming de games, ou seja, ele viabiliza que vocĂȘ jogue seus tĂ­tulos de diferentes computadores – evitando aquela velha complicação de que a sua mĂĄquina nĂŁo possui a configuração necessĂĄria para rodar os games mais pesados da atualidade.
Outro ponto positivo disso Ă© que os jogadores podem continuar a jogatina do ponto em que pararam sem ter que ficar carregando arquivos de save em pendrives, por exemplo. Embora a ideia nĂŁo seja algo realmente novo, essa solução da NVIDIA espanta pela capacidade de processamento, graças a um rack com 20 Grid – o que corresponde a 200 teraflops (ou 700 Xbox 360).
Como demonstração, Jen-Hsun Huang executou o game Trine 2 através da nuvem, com o suporte do Grid, e o resultado agradou a quem estava no evento.

Tegra 4 veio para arrebentar


Em seguida, dessa vez sem tantas delongas, o CEO da empresa anunciou o tĂŁo esperado Tegra 4. A quarta geração do processador para equipamentos portĂĄteis chegou para tentar desbancar a concorrĂȘncia com 72 nĂșcleos de processamento grĂĄfico e 4 nĂșcleos da CPU A15, alĂ©m de um modem 4G LTE embutido.
Com o seu novo componente, a NVIDIA espera provar que Ă© possĂ­vel ir alĂ©m do que consiste o atual potencial de processamento dos gadgets. No quesito velocidade, o Tegra 4 parece ser um pĂĄreo duro para a concorrĂȘncia. Em um teste, um tablet com o novo processador bateu com facilidade o poderoso Nexus 10.

Resumo: conferĂȘncia da NVIDIA na CES 2013 
(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Enquanto o produto da Google levou 50 segundos para abrir 25 pĂĄginas Ășnicas da internet e com trĂĄfego pesado de dados, o equipamento dotado do Tegra 4 fez o mesmo processo em apenas 27 segundos. AlĂ©m disso, esse mesmo aparelho superou o Kindle Fire HD, o Droid DNA e o iPad 4.
Mais do que apenas melhorias em velocidade de processamento de dados, todo esse poder do Tegra 4 tambĂ©m pode trazer benefĂ­cios para outros componentes dos eletrĂŽnicos, como a cĂąmera. Usando um protĂłtipo de tablet, Huang mostrou que a CPU Ă© capaz de interferir na qualidade de captura de imagem, promovendo movimentos mais rĂĄpidos do obturado – o que diminui a exposição Ă  luz e promove imagens mais fiĂ©is.
O CEO da NVIDIA revelou que as arquiteturas adotadas atualmente operam com uma velocidade que gira em torno de 2 segundos por frame. Com o “one shot HDR“ oferecido pelo Tegra 4, essa taxa chega a 0,2 segundo por frame (valor 10 vezes menor). O orador exibiu algumas comparaçÔes, e a nitidez promovida por esse mecanismo foi aparente.

Meio tempo mais morno


LĂĄ pelos meados da apresentação, os assuntos abordados ficaram um pouco mais mornos. Jen-Hsun Huang comentou brevemente sobre o bom retorno e relativo sucesso do Tegra Zone, o serviço da empresa pelo qual vocĂȘ pode descobrir e saber mais sobre os melhores jogos para Android otimizados para seu smartphone com processadores da NVIDIA.
AlĂ©m disso, ele comentou, tambĂ©m de maneira mais sucinta, o avanço do modem de comunicação de dados i500 – o qual Ă© capaz de realizar atĂ© 1,2 trilhĂ”es de operaçÔes por segundo. O fato de ser 40% menor do que os componentes convencionais tambĂ©m foi destacado pelo taiwanĂȘs.

A surpresa da noite


Enfim, surgiu a grande surpresa da noite: o Projeto Shield. O protĂłtipo Ă© um console portĂĄtil que visualmente Ă© uma mistura dos controles do Xbox 360 com o do Wii U. Todavia, em seu cerne, ele executa o Android – embora a princĂ­pio ele esteja sendo desenvolvido para plataformas abertas e nĂŁo tenha restriçÔes de ser adotado por outras.
Não foram revelados valores ou sequer previsÔes de lançamento, afinal ele ainda é um protótipo. Mesmo assim, o Shield impressionou por sua robustez e parece que vai dar trabalho para o Nintendo 3DS e PlayStation Vita.

Resumo: conferĂȘncia da NVIDIA na CES 2013 
(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Além de contar com o Tegra 4, esse dispositivo tem baterias com duração prolongada (promovendo jogatinas ainda mais longas), um sistema de åudio desenhado especificamente para ele com o chamado Custom Bass Reflex, botÔes e gatilho aprimorados para proporcionar maior precisão e sensibilidade e tela multitouch de 5 polegadas com resolução de 720p.
Outros atrativos do Shield ficam por conta da carcaça traseira personalizĂĄvel, a possibilidade de permitir partidas online entre dois jogadores de forma muito fluida e a integração com computadores, possibilitando que o usuĂĄrio acesse arquivos e jogos – inclusive aqueles adquiridos pelo Steam.
No momento da demonstração desse recurso, Jen-Hsun Huang passou apuros, pois a funcionalidade nĂŁo queria operar corretamente. Quando ele estava quase desistindo, o seu colaborador e assistente no palco conseguiu fazer com que o Shield realizasse a conexĂŁo desejada. Ao fim, o CEO da NVIDIA disse que o futuros dos jogos Ă© “wide open”, ou seja, vocĂȘ joga contra outro jogadores, e os demais amigos podem assisti-los.

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