Nova versão do navegador chega com suporte a QRESYNC, maior estabilidade e melhorias para velocidade de navegação.
A 12ª edição do navegador Opera finalmente chegou à sua versão final. O browser conta com novidades na área de personalização da interface e diversos recursos para desenvolvedores.
O programa ainda traz alguns progressos, mesmo que tÃmidos, no desempenho com a intenção de acelerar a navegação.
A nova versão também é altamente recomendada por conter atualizações na área de segurança do aplicativo que corrigem alguns problemas antigos.
A principal mudança
A novidade que mais traz efeitos práticos é a reformulação do Speed Dial, um recurso muito conhecido do browser, que agora permite adicionar quantas miniaturas você quiser. Além disso, a integração com as extensões melhorou, e o navegador permite adicionar previsões do tempo e atualizações de feeds logo na página inicial.
Com essa melhoria na flexibilidade do recurso, até mesmo o tamanho das miniaturas é personalizável. Sendo assim, você controla através do zoom qual é a medida adequada. E, claro, tudo isso sem comprometer a navegação de outras páginas.
Além dos upgrades no Speed Dial, outras funcionalidades foram adicionadas, como o suporte ao novo formato de imagens do Google, o WebP, e ao CSS3.
Segurança afinada
A Opera Software adicionou recursos muito pertinentes ao sistema de segurança antigo do browser. Entre eles, está a identificação do que é ou não confiável enquanto você navega na internet.
Afinal, através de Ãcones intuitivos, agora é muito mais fácil saber qual o nÃvel de segurança dos sites que você acessa, agilizando o reconhecimento dos alertas do sistema. Para conferir mais detalhes sobre as páginas que você visita, basta clicar sobre o Ãcone que é exibido na Barra de endereços.
Nesse sentido, o suporte a HTML5 também foi aprimorado. E, com relação aos emails, agora o navegador tem suporte ao QRESYNC, uma extensão para IMAP que trabalha com a sincronização de metadados. Apesar de nem todos os servidores IMAP suportarem QRESYNC, Fastmail e My Opera Mail estão entre aqueles que são compatÃveis.
Plugins independentes
Além da agilizada na instalação dos plugins, agora eles funcionam independentemente do navegador, como se fossem aplicativos separados. Dessa maneira, quando alguma extensão passar por problemas e parar de funcionar, a navegação normal não será prejudicada.
Agora com câmera
Por muito tempo sem o recurso, o Opera 12 traz, finalmente, suporte ao uso de webcams nativo. Sendo assim, a detecção e o reconhecimento do hardware são realizados pelo próprio navegador.
Deixe o Opera com a sua cara
Personalizar é muito interessante e, através do Opera Software, as pessoas podem encontrar uma enorme variedade de ferramentas para alterar o estilo do navegador.
Uma funcionalidade bacana para quem quer afinar o programa de acordo com o seu gosto é digitar opera:config na Barra de endereços do browser. Depois de fazer isso, uma nova tela com uma infinidade de possibilidades de configuração se abrirá.
Recursos excluÃdos
Quem costumava utilizar as ferramentas Opera Unite e Opera Widget não poderá mais contar com os recursos na nova versão do browser. Isso porque, por padrão, as ferramentas não vêm mais instaladas.
Funcionalidades que ficaram
Apesar de não terem sido recebidas com muita euforia, as funcionalidades de empilhamento de abas e a navegação por gestos permanecem ativas no Opera 12. Do mesmo modo, os recursos de compatibilidade com os novos padrões WebM e HTML5 foram mantidos.
0 Comentários