AnĂ¡lise: Lenovo VIBE A7010

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

AnĂ¡lise: Lenovo VIBE A7010


A pesar de a Lenovo atualmente ser dona da Motorola, a empresa chinesa ainda aposta em aparelhos produzidos por conta prĂ³pria. ApĂ³s muitos meses de expectativa, decidiu começar a trazer alguns desses produtos para o Brasil, sendo que o primeiro modelo a aportar em territĂ³rio nacional Ă© o VIBE A7010.
Como forma de se diferenciar em um mercado com opções cada vez mais semelhantes entre si, a fabricante aposta em alguns recursos normalmente restritos a aparelhos top de linha. Isso se traduz na inclusĂ£o de um sensor de impressões digitais na parte traseira — que tambĂ©m funciona como um botĂ£o complementar — e na aposta em um sistema de som estĂ©reo com a tecnologia Dolby Atmos.
O resultado Ă© um produto que nĂ£o chega a ser uma revoluĂ§Ă£o, mas que apresenta qualidades suficientes para competir com outras marcas mais conceituadas do mercado. Nesta anĂ¡lise, vocĂª confere tudo o que precisa saber sobre o VIBE A7010 e descobre os motivos pelos quais ele deve ser considerado caso vocĂª esteja procurando um bom smartphone intermediĂ¡rio.

Design

O novo produto da Lenovo nĂ£o se destaca muito do ponto de vista visual, trazendo os traços que esperamos em um produto de sua faixa de preço. O acabamento lateral do produto tem uma cor metĂ¡lica, mas ele seu corpo Ă© totalmente construĂ­do em plĂ¡stico — incluindo a tampa traseira, que deve ser removida para a inserĂ§Ă£o de cartões SIM e micro SD (a bateria nĂ£o Ă© removĂ­vel).
A tela de 5,5 polegadas ocupa a maior parte da superfĂ­cie frontal do dispositivo, que pode ser considerado relativamente grande. Isso se deve principalmente Ă  decisĂ£o da fabricante de incluir dois alto-falantes frontais e as Ă¡reas dedicadas a isso contribuem para um produto que vai ficar “vazando” de seu bolso.
A parte traseira traz como destaque o sensor de impressões digitais, localizado logo abaixo da cĂ¢mera principal. A peça apresenta uma pequena reentrĂ¢ncia para facilitar o encaixe dos dedos sem que vocĂª precise virar o dispositivo para isso, tambĂ©m evitando que vocĂª suje as lentes do dispositivo.
O pacote oferecido pela Lenovo inclui uma proteĂ§Ă£o transparente em plĂ¡stico que nĂ£o somente evita que o celular seja danificado, como tambĂ©m garante uma “pegada” mais confortĂ¡vel a ele. O acessĂ³rio influencia pouco nos critĂ©rios estĂ©ticos do dispositivo, mas se prova um item indispensĂ¡vel para qualquer usuĂ¡rio.

Tela

A tela de 5,5 polegadas com resoluĂ§Ă£o Full HD (1920x1080 pixels) apresenta bons Ă¢ngulos de visualizaĂ§Ă£o e funciona bem mesmo quando exposta a fontes de iluminaĂ§Ă£o externas. A densidade de pixels Ă© bastante adequada ao tamanho do display e sĂ³ prestando muita atenĂ§Ă£o vocĂª vai detectar qualquer elemento com bordas pixelizadas.
O nĂ­vel de brilho mĂ¡ximo oferecido Ă© bastante intenso, e o dispositivo conta com um recurso que avalia a iluminaĂ§Ă£o ambiente para oferecer um nĂ­vel que nĂ£o machuque seus olhos nem dificulte a leitura. TambĂ©m Ă© possĂ­vel configurar modos que aumentam a sensibilidade da tela para navegar por ela usando luvas e acionar um limitador de luz em locais escuros — o que traz como contraponto a impossibilidade de acessar corretamente alguns apps.

Desempenho

O desempenho do VIBE corresponde ao que se pode esperar de um smartphone intermediĂ¡rio atual. Isso significa que vocĂª nĂ£o vai ter que se preocupar com problemas de desempenho em atividades consideradas cotidianas, como acessar a internet, conferir atualizações de redes sociais, assistir a vĂ­deos ou trabalhar com documentos.
A versĂ£o do Android que acompanha o produto Ă© a 5.1 (Lollipop), que Ă© ligeiramente modificada pela VIBE UI. Ciente de que algumas pessoas preferem a experiĂªncia-padrĂ£o oferecida pela Google, a Lenovo possibilita configurar detalhes como a organizaĂ§Ă£o dos aplicativos e atĂ© mesmo o agrupamento de telas em segundo plano para que vocĂª possa ter uma experiĂªncia de uso mais “pura”.
O desempenho oferecido pelo processador octa-core da MediaTek varia um pouco na hora de reproduzir jogos considerados mais exigentes. Enquanto Mortal Kombat X apresenta uma boa performance, em Asphalt 8 hĂ¡ uma queda notĂ¡vel na taxa de quadros por segundo do jogo — felizmente, parece que o tĂ­tulo da Gameloft se trata de uma exceĂ§Ă£o, visto que o dispositivo suportou muito bem todos os jogos eletrĂ´nicos que tentamos reproduzir nele.
O leitor de impressões digitais funciona de maneira adequada, mas Ă© preciso certo tempo atĂ© aprender o jeito certo de posicionar o dedo para desbloquear o gadget. Caso vocĂª nĂ£o consiga se acostumar com o recurso ou simplesmente prefira outras formas de interaĂ§Ă£o, a fabricante permite configurar um cĂ³digo alternativo para proteger suas informações pessoais.

Benchmarks

Para a realizaĂ§Ă£o desta anĂ¡lise, submetemos o VIBE A7010 a trĂªs aplicativos de benchmark: AnTuTu Benchmark, Vellamo (HTML5 e Metal) e 3D Mark (Ice Storm Unlimited). Para efeito de comparaĂ§Ă£o, tambĂ©m realizamos testes semelhantes com outros dispositivos cujas caracterĂ­sticas se assemelham ao produto da Lenovo.

3D Mark (Ice Storm Unlimited)

O teste Ice Storm Unlimited do 3D Mark Ă© usado para realizar comparações diretas entre processadores e GPUs. Entre os fatores que influenciam no resultado final estĂ¡ a resoluĂ§Ă£o do display utilizado. Quanto maior a pontuaĂ§Ă£o, melhor Ă© o desempenho.

AnTuTu Benchmark 6

Este aplicativo faz testes de interface, CPU, GPU e memĂ³ria RAM. Os resultados sĂ£o somados e resultam em uma pontuaĂ§Ă£o final Ăºnica. Quanto maior o nĂºmero mostrado, melhor Ă© o desempenho geral do dispositivo.

Vellamo Mobile Benchmark

O Vellamo Mobile Benchmark utiliza dois testes: HTML5 e Metal. O primeiro avalia o desempenho do smartphone no acesso direto Ă  internet via browser, enquanto o segundo indica a performance geral do processador. Quanto maior a pontuaĂ§Ă£o, melhor Ă© o desempenho.

CĂ¢mera

A cĂ¢mera de 13 megapixels do VIBE Ă© boa para capturar imagens em diferentes ambientes e situações, apresentando um nĂ­vel de contraste competente e um sistema de flash duplo que ajuda a registrar cenas noturnas. O software embarcado Ă© simples e oferece opções para modificar a resoluĂ§Ă£o mĂ¡xima das fotografias e inserir uma grade digital para facilitar o enquadramento.

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios