Relembre 5 feitos do Anonymous

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Relembre 5 feitos do Anonymous

Hoje é dia de o grupo estar em evidência; tem sido assim há alguns anos

Anonymous
Todo dia 5 de novembro é lembrado o “Atentado da Pólvora”, tentativa de ataque ao Parlamento Inglês ocorrida em 1605. O momento histórico foi imortalizado pelo filme “V de Vingança” em que máscaras com o rosto de Guy Fawkes, um dos principais personagens dessa passagem, ficaram enraizadas na cultura popular.

Provavelmente você já deve ter visto essa mesma máscara sendo utilizada pelos Anonymous.  O movimento, composto por vários hacktivistas, tem chamado a atenção do mundo nos últimos anos. Desde então eles colocam em xeque muitas empresas e governos, mostrando que há na internet um poder a mais, que pode ser bem representativo nos jogos de política e corporativismo.

Monday Mail Mayhem

Em maio deste ano, o Anonymous divulgou mais de 1,7 GB de dados do Departamento de Justiça dos EUA. Segundo eles, entre as informações vazadas, estavam e-mails internos e toda a base de dados do órgão.

Não foi a primeira vez que o grupo atacou o Departamento de Justiça dos EUA. Em janeiro do mesmo ano, o órgão foi vítima de diversos golpes em protestos coordenados contra a restritiva legislação antipirataria SOPA.

#OpPedoChat e #OpDarkNet
O Anonymous tem a intenção de diminuir - ou mesmo erradicar - a pedofilia da internet. Para isso, lançou duas megaoperações de caça aos pedófilos.

Desde que ambas as campanhas foram lançadas, diversos sites utilizados para tais fins saíram do ar. Além disso, o grupo divulgou nomes e perfis de supostos pedófilos que  circulavam pela internet.

Primavera Árabe                  

Os diversos protestos e revoluções que aconteceram em 2010 no Oriente Médio e Norte da África tiveram a ajuda do Anonymous. A chamada Primavera Árabe impressionou o mundo também por mostrar o poder da internet e das mídias sociais para fins democráticos.

Apesar de os protestantes sofrerem repressões e censuras online, eles tiveram apoio do Anonymous, que derrubou sites do governo egípcio e sírio. O grupo também divulgou e-mails e senhas de militares dos governos opressores.

#OpWeeksPayment

O Anonymous tem se mostrado muito expressivo no Brasil. Entre seus diversos feitos na internet brasileira, um dos que mais chamou a atenção foi a onda de ataques aos sites de bancos privados e públicos. Entre março e fevereiro, eles anunciaram que iriam derrubar a página de um banco por dia. Em uma semana os sites do Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, HSBC, Citibank, PanAmericano, BMG e Febraban sofreram instalibilidades.

Anonymous vs Sony

Um dos maiores ataques que o Anonymous fez contra uma empresa foi à Sony. Tudo começou com diversas medidas legais contra o hacker GeoHot e outros ativistas que ajudaram a quebrar o sistema de segurança do PlayStation. Em resposta, o grupo invadiu a PSN (rede de internet do PlayStation) com um ataque que, além de desmoralizar a empresa, rendeu prejuízo de cerca de US$ 24 bilhões. Antes disso, o grupo já tinha disponibilizado toda a discografia e filmografia com o selo da Sony em torrent para todos baixarem na internet

Postar um comentário

0 Comentários