Nova versão do navegador da Raposa traz novidades para o gerenciamento de downloads e a navegação privativa.
O navegador da Mozilla já possuÃa tal funcionalidade que operava restringindo toda a sessão, ou seja, todas as páginas abertas. Agora, como já acontece com o Opera e o Google Chrome, o browser da Raposa também permitirá esse tipo de navegação segura em uma janela em paralelo, permitindo que você usufrua dos dois modos de explorar a web ao mesmo tempo.
Gerenciamento de downloads
Outra novidade que deve agradar aos adeptos do Firefox é a reestruturação completa do sistema de gerenciamento dos conteúdos baixados pelo browser. Ao lado da barra de endereço, foi acrescido um botão que exibe o progresso dos downloads em andamento, informando o tempo restante para o término das transferências.Ao pressionar esse recurso, é exibida uma espécie de popup com mais dados sobre as atividades recentes, incluindo fonte de origem, nome do arquivo e tamanho total. Por meio desse menu, você pode pausar, parar ou retomar qualquer um dos downloads.
Além disso, é possÃvel acessar o diretório de destino com um único clique no Ãcone de pasta que surge após a finalização da transferência. Na biblioteca de downloads, você ainda tem acesso ao histórico completo de conteúdos baixados, podendo inclusive pesquisar um determinado item.
Mais desempenho e desenvolvimento
Fora essas mudanças aparentes, o Mozilla Firefox também recebeu melhorias relacionadas com as ferramentas de desenvolvimento oferecidas que preveem o aumento do seu desempenho.A mais recente edição do navegador ganhou a implementação do ECMAScript 6 e de uma nova API para JavaScript — além de aperfeiçoamentos para a integração com o HTML5.
A Mozilla ampliou também a integração do navegador com a Social API para incluir outros provedores e redes sociais. Com isso, outros sites e serviços podem se conectar ao Firefox e oferecer uma experiência na web mais dinâmica e interativa.
Uma nova ferramenta contra rastreamento
O Firefox continua a combater fortemente o rastreamento de dados pelos sites da internet. Uma nova função entre as opções de privacidade permite um controle ainda mais eficaz sobre quais informações podem ser utilizadas por agentes da rede.Acessando a aba “Privacidade” através do menu "Opções", o Firefox apresenta agora três modalidades de segurança para o item "Rastreamento". Agora é possÃvel notificar aos sites se você deseja ser rastreado ou não, ou ainda impedir qualquer notificação sobre a sua preferência de rastreamento.
Essa medida é mais um dos esforços da Mozilla em aprimorar a segurança de navegação e promover a proteção dos dados pessoais na internet.
Diagnóstico do navegador
Além disso, o Firefox criou um mecanismo de compartilhamento de estatÃsticas de uso com a Mozilla com a intenção de obter informações sobre o desempenho do navegador e sugerir melhorias. Esse recurso pode ser ativado no novo "Relatório de Integridade do Firefox", acessÃvel pelo menu "Ajuda" do navegador.No relatório, os dados de navegação e utilização do browser são agregados em uma página para serem visualizados pelo usuário. Esse painel apresenta as estatÃsticas atuais da última versão do programa, como o tempo de execução, a quantidade de travamentos, os complementos e plugins instalados, bem como o tempo consumido em segundos para a abertura do aplicativo.
Essas informações podem ser utilizadas pela Mozilla para analisar o desempenho do programa, e eventualmente a empresa mantenedora pode apresentar sugestões para melhorar o tempo de inÃcio do browser e otimizar a performance de navegação.
Configurações avançadas
Alguns dos recursos avançados do navegador da Raposa não são habilitados por padrão. Contudo, você pode acessar essas configurações digitando about:config na barra de endereço. Nessa seção, você pode encontrar funções como:- A ativação do suporte ao WebRTC citado anteriormente, alterando as chaves “media.peerconnection.enabled”, “media.navigator.enabled” e “media.navigator.permission.disabled” para o valor “True”;
- A entrada “layout.css.flexbox.enabled” permite a utilização do chamado CSS flexbox;
- O item “devtools.inspector.markupPreview” possibilita a visualização de uma nova ferramenta direcionada para os desenvolvedores e facilita a edição do código em sistemas web;
- A chave “security.mixed_content.block_active_content" bloqueia qualquer conexão http quando há alguma página https sendo exibida (página de bancos, por exemplo), ficando mais difÃcil alguém invadir a sua máquina e roubar os dados de acesso de alguma conta importante;
- A funcionalidade Remote Web Console pode ser habilita por meio da opção “devtools.debugger.remote-enabled”.
0 Comentários