Simuladores de direção serão obrigatórios nas autoescolas

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Simuladores de direção serão obrigatórios nas autoescolas

Novidade será implantada a partir de 2013, e serão necessárias 5 horas-aula para o aluno dirigir um carro real         



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Até hoje, a única forma que conhecemos para tirar a carta de motorista é com um instrutor em vias de menor movimento. O Conselho Nacional de Trânsito exige 20 horas de aulas práticas atrás do volante. Entretanto, pilotar um automóvel não é tarefa tão simples, especialmente no começo. A questão é que independente da dificuldade ou facilidade que cada novo motorista pode ter, a rua oferece perigos.

Agora, a tecnologia promete mudar um pouco essa história. A partir de 2013, todas as pessoas que se matricularem em autoescolas de todo o país, terão que passar por algumas aulas em um simulador de direção, antes de encarar as ruas.

"É uma adequação, assim como em diversas áreas e diversos transportes já existe a adoção do simulador antes de se praticar nos veículos. Assim você garante a segurança ao condutor antes mesmo de ele ir para as ruas", explica Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro, ministro das Cidades.

A tecnologia e os padrões do simulador foram desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. Este exemplo, apresentado no Salão do Automóvel, em São Paulo, é um protótipo básico do simulador.

O simulador faz parte de uma série de ações do governo para alcançar a meta estipulada pela ONU de reduzir em 50% os mortos e feridos em acidentes de trânsito. Hoje, as ruas e estradas brasileiras estão entre as mais violentas e perigosas do planeta. Todos os anos, cerca de 43 mil pessoas morrem em consequência de acidentes envolvendo veículos.

"Por estudos realizados nos Estados Unidos, foi constatada uma redução de até 40% no número de acidentes. Nós acreditamos que talvez, aqui no Brasil, este número chegue à metade disso. Mas acreditamos, sim, que o uso do simulador vai colaborar com a formação do condutor, porque quando ele vai para a aula prática, ele já teve cinco horas-aula no simulador", afirma Maria Cristina Hoffman, coordenadora de Educação do Denatran.

Hoffman ainda afirma que as aulas "irão colocar o condutor mais a par de como são as vias, de como são as condições adversas e toda uma situação prática de dirigibilidade.

Vale lembrar que um simulador é bem diferente de um videogame. O aparelho deve reproduzir o funcionamento do veículo e as situações comuns que os motoristas vão encontrar nas ruas. O uso de simuladores já é muito comum entre pilotos de corrida. No Salão do Automóvel, o primeiro a experimentar o equipamento foi ninguém menos do que o primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial de Fórmula 1: Emerson Fittipaldi.

"Os simuladores, hoje em dia são muito parecidos com a realidade. Atualmente, você aprende uma pista de um GP em detalhes pilotando em um simulador. Você dá a volta em torno de 1min33segs, quase igual ao tempo real na pista. Então existe uma transferência de experiência muito importante para quem está no simulador", afirma o ex-piloto.

Mas, e como as autoescolas estão enxergando a novidade?

"Hoje o simulador tem sinalizadores que o veículo provavelmente também vai ter. Então em uma distração, o condutor é alertado para ter o procedimento correto para sair no trânsito de São Paulo", afirma Dario Gimenez Jr, instrutor de autoescola.

O custo pode ser um problema. O próprio Ministério das Cidades afirma que cada simulador vai custar o equivalente a um carro popular.

Logo acima, você encontra link para conhecer autoescolas que saíram na frente e já oferecem aulas em simuladores. E, mesmo que você já seja um motorista experiente, pode se divertir com alguns simuladores que separamos para você. Aproveite para conhecer também os simuladores de voo e automobilismo que deram o que falar na Campus Party deste ano.

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